Focos de incêndio em fábrica continuam e fumaça traz incômodo

Uma equipe do Corpo de Bombeiros continua fazendo o trabalho para evitar que o fogo volte a se propagar, mas as consequências são significativas

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Três dias depois do incêndio em uma fábrica de borracha, a fumaça continua a consumir o material no terreno localizado no Distrito Industrial, zona Sul de Teresina. Mesmo distante das moradias, a fumaça pode ser vista de longe. 

Uma equipe do Corpo de Bombeiros continua fazendo o trabalho para evitar que o fogo volte a se propagar, mas as consequências são significativas, principalmente nesta época do ano, quando muita gente reclama do incômodo que sente quando inala fumaça. O fato é que as queimadas atingem as vias respiratórias na mesma medida em que atingem negativamente  o meio ambiente.

Francisca Almeida mora na zona Sul de Teresina e relata que enfrenta problemas durante grande parte da época do B-R-O-BRÓ, principalmente devido a fumaça das queimadas. "Meus olhos ardem muito, sinto muita dor de cabeça e dificuldade de respirar. Às vezes os vizinhos colocam fogo nos terrenos e tenho que sair de casa", relata.

Crédito: José Alves FilhoAlém desse fator que agrava a saúde das pessoas, o meio ambiente é o primeiro que é atingido. O comprometimento da qualidade do ar é resultado da agressão que o meio ambiente sofre,  uma poluição que gera o agravamento do efeito estufa, diminuição da camada de ozônio, chuva ácida, entre outras consequências.

A major Narjara Nunes, do Corpo de Bombeiros, disse que a tendência desses tipos de problemas é aumentar. "As solicitações para atendimento já cresceram e vão aumentar até o final deste período. O número de solicitações subiu, em junho foram 68 e em julho fomos para 165", conta.

Os prejuízos causados pelo fogo não acometem somente a vegetação, como também coloca em risco a fauna local. "São vários animais que morrem nessas queimadas. É uma tristeza quando a gente chega e tem vários animais mortos e queimados. Quando você coloca fogo, coloca em risco a propriedade de outras pessoas e a vida delas", expressa.

A Major relatou que atende muitos casos de moradores que queimam terrenos e acabam sendo atingidos. "O vento muda de direção de um instante para o outro e pode chegar nas casas", disse.

E com isso, a  integridade física da população é comprometida, ocasionando principalmente problemas respiratórios. Nessa época, os hospitais ficam lotados.

Crédito: José Alves Filho

"Isso tudo por conta da fumaça de resíduos que são resultados dessas queimadas. Fora o dano ambiental que aumenta o buraco na camada de ozônio, que aumenta a passagem dos raios solares para a Terra, também aumentando a temperatura. É um gerador de problemas", falou.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES