A Fundação Municipal de Saúde (FMS) faz atendimento odontológico para gestantes nas Unidades Básicas de Saúde (FMS), nesse período de pandemia, seguindo o programa Previne Brasil do Ministério da Saúde.
O atendimento é preferencial para as gestantes nas UBS Santa Isabel, Cristo Rei, Nova Theresina, nos turnos manhã e tarde; e nas UBS Cidade Verde e Piçarreira, no turno da manhã.
A Gerência de Saúde Bucal da FMS de Teresina reorganizou os serviços de atendimento odontológico e segue todos os protocolos de biosseguranca nos consultórios odontológicos para que as gestantes sejam atendidas com segurança.
A gerente de saúde bucal da FMS, Anyara Aires, destaca esse cuidado. “ As gestantes devem procurar o atendimento, não devem ter medo ou receio porque cuidar da saúde bucal e prevenir doenças é muito importante nessa fase da vida da mulher gestante e estamos seguindo protocolos de segurança para pacientes e profissionais”, diz.
Conforme o programa de saúde bucal para gestantes, o atendimento é essencial, mesmo enquanto durar a pandemia. São mais comuns nas gestantes as cáries dentárias, erosão dentária (desgate dos dentes), gengivite (inflamação com sangramento da gengiva), hiperplasia gengival (gengiva inchada e vermelha), granuloma gravídico (crescimento da gengiva) e xerostomia (alteração na saliva).