O ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou hoje o envio de R$ 100 milhões para a segurança do Rio Grande do Norte após a onda de ataques que atinge o estado. O governo federal vai enviar viaturas e armamentos. Segundo o chefe da pasta, do total desse dinheiro, R$ 20 milhões serão utilizados para o aluguel e aquisição dos veículos.
Mais investimentos em unidades penitenciárias. Dino afirmou também que o aporte será para a manutenção de prisões que já existem, ampliação de vagas e ainda a criação de uma nova unidade.
Entre os itens citados pelo ministro que também serão enviados estão bodycams e aparelhos de raio-x para auxiliar a área de segurança do Rio Grande do Norte.
Flávio Dino anunciou que o governo federal irá arcar com as despesas de três obras:
Sede do Complexo da Polícia Civil.
Sede do Regimento da cavalaria da Polícia Militar.
Sede do Instituto de Polícia Científica.
Com isso, o governo estadual poderá utilizar recursos que seriam empregados nessas obras para fazer outros investimentos ligados à Segurança Pública do Rio Grande do Norte.
"Esses investimentos mais estruturais vão fazer com que tenhamos controle progressivo das situações de violência", declarou Flávio Dino.
Segundo as forças de segurança, os ataques promovidos pelo Sindicato do Crime, facção que atua no estado, foram motivadas em meio a demandas do grupo criminoso por melhorias no sistema prisional.