Durante a entrega das 859 unidades habitacionais dos conjuntos Francisco das Chagas Oliveira e Edgar Gayoso, no loteamento Parque Sul, zona sul de Teresina, o prefeito Firmino Filho ressaltou que os empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida tem ajudado a diminuir o déficit habitacional da capital e o papel preponderante da Prefeitura neste processo. Para o próximo ano, a expectativa é de que a Prefeitura faça a entrega de 4 mil unidades no próximo ano.
A solenidade contou com a presença do prefeito, do governador Wellington Dias, da vice Margarete Coelho, de deputados, vereadores e o vice-presidente de habitação da Caixa Econômica, no Piauí, Nelson de Sousa.
É a PMT, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional, o órgão que faz o primeiro contato com as pessoas que ainda não possuem casa, obedecendo a critérios sociais e de renda. Depois de serem cadastradas, as pessoas devem aguardar o sorteio, realizado pela Caixa Econômica Federal.
Segundo o prefeito Firmino Filho, a Prefeitura tem desenvolvido essa função primordial, permitindo que milhares de famílias possam ter acesso a moradia própria.
"Quase 17 mil moradias já foram entregues ou estão em processo de entrega. Nesse processo, a Prefeitura tem um papel muito importante de reconhecer e registrar a demanda. Fizemos um cadastramento presencial de cerca de 32 mil famílias e 12 mil já foram sorteadas. Acredito que teremos um estoque de 4 mil casas a serem entregues próximo ano", destaca.
Firmino ressalta ainda a importância das pessoas cadastradas acompanharem os sorteios. "Muitas vezes as pessoas sorteadas não comparecem. É fundamental que as pessoas possam checar se foram sorteadas e levarem a documentação até a Semduh para que as casas possam devidamente ser entregues", diz.