Firmino Filho assina decreto para criação de Conselho para Políticas sobre Drogas

“O conselho já existe há algum tempo, mas o decreto é para legitimar, para que ele possa cobrar ações nesse sentido”, disse secretário de juventude

Allan Cronemberg, secretário executivo da Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv) | Andrê Nascimento
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com o secretário executivo da Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv), Allan Cronemberg, o prefeito Firmino Filho assinou o decreto que oficializa a criação do Conselho para Políticas sobre Drogas em Teresina. "O conselho já existe há algum tempo, mas o decreto é para legitimar, para que ele possa cobrar ações nesse sentido", disse.

No Piauí, problemas de jovens envolvidos com drogas tem crescido cada vez mais. Antigo coordenador da ONG Grupo de Apoio à Vida (GAV), Miranda Neto, em entrevista ao meionorte.com informou que, de cada 10 ocorrências policiais no estado, 7 delas envolvem menores e o tráfico e uso de drogas. "O Piauí é a quarta capital do Brasil em crescimento do uso de drogas", disse ele. Na última semana, Felipe, de 14 anos, foi morto com um tiro nas costas, por conta de envolvimento com drogas, na região do Dirceu.

Segundo a secretária executiva da Câmara e Enfrentamento ao Crack, Zita Vilar, até junho, quatro centros de acolhimento de pessoas com problemas com drogas, uma delas para prevenção.Ela contou que a secretaria, com ajuda da igreja católica, já faz um trabalho de ajuda aos usuários moradores de rua, enquanto esperam que os centros estejam prontos. Zita falou também que a secretaria planeja dividir o Piauí em regiões, para mobilizar municípios a começar o trabalho preventivo. "Queremos ocupar as praças, com esportes e lazer", disse. O foco da secretaria, ela afirma, é a prevenção ao envolvimento com as drogas. "Mas é um trabalho que ninguém vê, não dá resultados imediatos", afirmou Zita Vilar.

A Semjuv faz agora um diagnóstico das organizações da juventude que existem em Teresina. Segundo Allan Cronemberg, são mais de 300 em toda a capital. Após o diagnóstico e um recadastramento dessas associações, a secretaria planeja fazer um seminário, para ouvir e falar de propostas. "Esse trabalho já deve estar pronto ainda esse semestre", disse. Uma das propostas da secretaria é uma união com a Semel (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer), para criação de Praças da Juventude, tirando os jovens das ruas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES