Nesta quinta-feira (20), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou o Boletim InfoGripe, que confirmou que o vírus sincicial respiratório (VSR) continua sendo a principal causa de internações em crianças de até 2 anos no Brasil. Embora algumas regiões já tenham registrado queda no número de casos, o vírus sincicial ainda é predominante.
De acordo com o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, alguns estados já mostram indicativos de que o avanço do vírus está perdendo força, mas no Rio Grande do Sul, Norte e Nordeste, o sinal ainda indica expansão.
O boletim se refere à semana epidemiológica 14, que compreende o período de 2 a 8 de abril, e revela que em 16 dos 27 estados brasileiros, o número semanal de novos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), que são internações associadas a infecções respiratórias, está aumentando.
Covid-19
Entre os principais vírus que estão circulando atualmente no Brasil, Gomes destacou que, mesmo nos casos que estão tendo sinais de crescimento nas internações por infecções respiratórias, a covid-19 começa a dar indícios de redução no seu registro. Embora continue como principal causa de internação por problema respiratório na população adulta, o boletim percebe que a taxa de crescimento vem diminuindo.
O pesquisador chamou a atenção paras o fato de que, em contrapartida, os casos associados aos vírus influenza A e B continuam aumentando nas últimas semanas em diversos estados. “Isso faz com que a gente ainda mantenha o sinal de crescimento no número de novos casos em diversas faixas etárias, especialmente na população adulta, em vários estados do Brasil”.
Com informações da Agência Brasil