Filmes de escolas municipais de Teresina concorrem a prêmio de stop-motion

Projeto Caminho das Águas une conscientização ambiental e produção audiovisual para a educação de crianças da rede pública.

O Caminho das Águas | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O projeto Caminho Das Águas retrata a jornada de aprendizado e conscientização sobre a importância da vida sustentável no planeta. O curta de animação acompanha a curiosidade de dois amigos, o Macaco e a Capivara, para pesquisar sobre o ciclo da água, com uma abordagem educativa sobre o uso responsável deste bem tão precioso e a preservação do meio ambiente. Dentro desta perspectiva de unir animação à conscientização ambiental, a Aegea, que representa a Águas de Teresina, e o Ministério do Turismo lançaram um concurso nacional de stop motion. A novidade é que três filmes produzidos por alunos e professores da rede municipal de Teresina estão concorrendo.  

Concorrem os curtas "Seus Rios, seus Cantos, seus Encantos" e "Água Viva",  ambos produzidos pela Escola Municipal Marcílio Flávio Rangel de Farias, além de "O Bebedouro de Pascal", da Escola Municipal Eurípedes de Aguiar. O curta de stop-motion, estrelado por Macaco e Capivara, ensina didaticamente o ciclo de tratamento das águas e também estimula os estudantes a criar ações de preservação dos recursos naturais, incentivando também a produção audiovisual. 

O Caminho das Águas. Crédito: divulgação.

O concurso é realizado após as oficinas de stop-motion. Os filmes devem ser feitos por alunos sob tutoria de um professor, que auxilia a produção do projeto. A votação para escolher as melhores produções do Brasil é feita pelo site, e os teresinenses podem votar nos projetos da Rede Municipal no site wwww.ocaminhodasaguas.com para dar suporte aos alunos locais.

A votação vai até o dia 16 de junho, com divulgação do resultado no dia 18. Conforme previsto no regulamento do projeto, o filme mais votado de cada Estado pelo site será premiado com um tablet para o professor, um projetor para a escola e uma experiência cultural para os alunos. Os prêmios serão enviados pelos correios, e a experiência cultural custeada pela Secretaria Especial da Cultura.

O projeto também disponibiliza gratuitamente para professores e escolas conteúdo complementar criado de acordo com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).  CAMINHO DAS ÁGUAS é um projeto da zureta filmes, com o patrocínio da AEGEA Saneamento por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo, do Governo Federal.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES