A mulher que colocou o Piauí no mapa-múndi da arqueologia, Niede Guidon, ganha as telas do cinema. O longa “Niede” estreia nesta quinta-feira (5) no festival É Tudo Verdade, no Instituto Moreira Sales, em São Paulo. O evento é o principal festival de documentários da América Latina e é um classificatório para a primeira etapa do Oscar. O vencedor da mostra será indicado pela Academia Brasileira de Cinema para a Academia Americana que produz a premiação da estatueta de ouro. Sete filmes estão concorrendo.
Após apresentação no Festival, que também haverá exibição no Rio de Janeiro, o longa segue uma carreira de festivais em que está inscrito e será exibido na Serra da Capivara nos dias 5 e 6 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e os 40 anos do Parque. Em São Raimundo Nonato a sessão acontece no dia 7 de junho.
A produção comandada por Tiago Tambelli, com produção executiva de André Pessoa, Barbara Neponuceno, Inês Figueiró, Talyta Magno, Fátima Guimarães e Fernanda Lomba, teve financiamento do Governo do Estado através da Agência Nacional de Cinema ( Ancine) por meio da Lei de incentivo ao Audiovisual e foi executada pelas produtoras Lente Viva Filmes de São Paulo e B & T Audiovisual de Teresina, em um verdadeiro intercâmbio cultural. Foram dois anos de pesquisa, produção e filmagens.
Tiago Tambelli coloca o espectador dentro da história de Niede. Antes da arqueóloga desbravar a caatinga do Piauí, a ciência apontava a chegada do homem ao continente americano através do estreito de Bering ( corredor gelado entre a Sibéria e o Alasca), há 15 mil anos. No entanto, as descobertas de Guidon apontam que o Piauí era habitado há 50 mil anos, o que muda todas as hipóteses de ocupação da América.
Os achados ganharam prestigio no mundo e transformaram o sertão do Piauí. Aos 86 anos, 40 deles dedicados às pesquisas no Piauí, Niéde enfrentou as teorias científicas, o coronelismo e o patriarcado com pulso firme e, num sublime contraste, com muita leveza. “O filme mostra uma Niéde forte, astuciosa e perspicaz, mas também uma mulher doce e carinhosa. Ela tem uma visão muito particular da vida, construiu muitas amizades e uma relação incrível com a comunidade. É uma mulher visionária , genuína e bastante ética. Foi assim que ela conseguiu construir todo um legado na região da Capivara”, destaca Tiago Tambelli.
Serviço
Festival Internacional É Tudo Verdade 2019
Dia 04 abril – Sessões gratuitas às 18h e 21h na sala de cinema do Instituto Moreira Salles, na Avenida Paulista, em São Paulo.
Dia 09 abril – Sessão gratuita às 14h30 na sala de cinema do SESC 24 de maio, em São Paulo.
Dia 12 abril – Sessão gratuita às 18h na Estação NET Botafogo 1, no Rio de Janeiro.
Dia 13 abril – Sessão gratuita às 16h30 na Estação NET Botafogo 3, no Rio de Janeiro.
Exibição no Piauí
5 e 6 de junho- Sessão na Serra da Capivara
7 de junho- Sessão em São Raimundo Nonato