O ponto alto da festa de São João em Charqueada (SP) é o momento em que fiéis correm descalços sobre as brasas da fogueira. A passagem ocorre sempre no final do evento, exatamente à 0h, após o último dia de celebração ao santo católico. A festa neste ano foi realizada entre sexta-feira (21) e este domingo (23), no bairro Córrego da Onça.
Dezenas de pessoas realizam a tradição. O torneiro mecânico Daniel Assarice, de 28 anos, é uma delas e diz que anda sobre as brasas desde quando era uma criança de 9 anos de idade.
Ele afirma que, em todo esse período, só se machucou uma vez e não foi por causa das chamas. "Eu pisei em uma latinha de cerveja que alguém jogou na fogueira. Fez bolha, mas logo sarou", disse o jovem que nasceu e cresceu no bairro Córrego da Onça.
"É a fé"
Para Assarice, o ato de caminhar sobre as brasas é uma demonstração de devoção. "É a fé que a gente tem em São João. O ritual serve para eu mostrar que acredito na vida e agradecer por mais um ano", afirmou o torneiro mecânico.
Lucas Toniollo, de 15 anos, fez o ritual pela primeira vez na madrugada desta segunda-feira (24). Ele também disse que a crença religiosa foi a motivação para tentar a travessia, além do incentivo do amigo Vitor Amorim, de 17 anos, que caminhou sobre o carvão ardente pela segunda vez neste ano.
"Dizem que quando se tem fé, a gente passa pela fogueira e não se queima. Eu não me queimei e ano que vem vou andar outra vez na brasa", disse Toniollo. Se depender dos jovens, a tradição deve se manter, apesar de o número de pessoas que fazem o ritual ser cada vez menor. "Eu tinha um pouco de medo antes de passar pela primeira vez, mas agora não tenho mais. Quero passar sempre agora", afirmou Amorim.
A comemoração junina de Charqueada acontece há cerca de 80 anos de tradição e atualmente costuma reunir pessoas não só da cidade, mas de toda região. Uma das comidas tradicionais do evento é o chamado "frango atropelado", de acordo com informações da organização.