“Felizmente descoberta do roubo foi antes do Enem”, diz ministro

O teste seria aplicado a mais de 4 milhões de alunos no próximo fim de semana

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Ministro da Educação Fernando Haddad realizou, na noite desta quinta-feira (1º), em cadeia nacional de rádio e TV, um pronunciamento para falar sobre o cancelamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O teste seria aplicado a mais de 4 milhões de alunos no próximo fim de semana.

Leia a íntegra do pronunciamento:

"Nas primeiras horas da manhã de hoje fomos informados por um jornal de grande circulação que uma prova impressa do Enem havia sido furtada e oferecida para publicação naquele jornal.

Da descrição da jornalista que teve acesso ao material, pudemos identificar fortes indícios de que o material era autêntico.

Com base nisso, em nome da credibilidade e segurança que o Enem possui, decidimos inutilizar os itens da prova e adiar a sua realização, até que uma nova versão possa ser impressa com condições reforçadas de segurança.

Felizmente, a descoberta do furto se deu antes da utilização da prova, o que nos permitiu adiá-la, sem os transtornos que a sua anulação, após a realização do exame acarretaria.

Os estudantes inscritos no Enem 2009 serão comunicados oportunamente pelos meios habituais da nova data e do local das provas.

Enquanto isso, convido os estudantes a aproveitar o tempo e aprimorar seus estudos. O Ministério da Educação e o Inep colocaram em seus portais eletrônicos a prova descartada para uso em simulados.

Estamos trabalhando para minimizar os efeitos do atraso. O Ministério da Educação já tomou providências no sentido de apurar eventuais responsabilidades criminais relativas ao vazamento, requerendo a abertura de inquérito pela Polícia Federal para punição dos responsáveis."

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES