O maior evento de moda do Piauí ganha um novo formato em 2019. Com o case de ser o único evento de moda do Brasil transmitido ao vivo, experiências de moda, conhecimento, desfiles e exposições, em 2019, o Piauí Moda House passa a agregar uma grande feira de moda e tecnologia. Agora, o evento propõe a geração de negócios do setor do Piauí.
A feira irá expor produtos ou serviços e atrair o máximo de clientes para uma atmosfera favorável para a concretização da venda, em local aberto e interativo. Os stands serão uma novidade no Piauí Moda House 2019. “Será no formato collab, com várias marcas. Será uma nova experiência de compra, onde os clientes poderão conversar com quem produz a moda de verdade. É uma oportunidade para quem vende e compra”, explica Raquel Dias, consultora do Piauí Moda House.
Para isso, o PMH conta com parceiros de peso, a exemplo da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest). “A expectativa é grande. A edição do ano passado foi um sucesso. Entramos com a organização dos grupos do desfile, mas, este ano, vamos participar na Ponte Estaiada, no dia 13, na abertura, com um desfile de moda praia, e no dia 14 vamos fazer um desfile na Mansão Bliss. Vamos expor nossa coleção de artesanato”, afirma o secretário Ricardo Bandeira.
A Semest aposta em pequenos produtores. “Vamos apresentar uma coleção, a A(fé)to. Essa coleção é desenvolvida por dois grupos. A Associação das Bordadeiras ACCBP, apresentando uma linha voltada para a religião católica, com motivos de Nossa Senhora, Divino Espírito Santo, dentre outros. E os acessórios, bolsas e sapatos serão feitos por um grupo da coleção Reciclando e Caseando, do grupo de mulheres. A coleção é toda bordada com base de garrafa pet e fibras do buriti”, conta
A ideia é trazer uma moda multicultural. “Também vamos entrar com nosso projeto de apoio aos terreiros de Teresina. Desenvolvemos o Projeto Sustentabilidade dos Terreiros. Cada casa vai apresentar um trabalho autoral a partir da criação dos pais e mães de santo. Eles vão agregar bordado, cores e identidades de orixás, com motivos da religião de umbanda”, revela.
Para Venâncio Cardoso, gestor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdet), o evento vem em boa hora. “Teresina fez um estudo para retorno de emprego e renda e a educação, moda e tecnologia são as campeãs. Por isso, o poder municipal está apoiando ações que possam desenvolver isso. Isso vem de encontro com as necessidades do município, tanto para quem fornece a matéria-prima como para quem beneficia e comercializa. Vamos fazer um evento completo com toda a cadeia produtiva”, considera.
Turismo
O turismo também será contemplado no PMH. “Um dos pontos que foram colocados foi a questão das feiras, de negócios. Queremos trazer quem está na ponta do negócio, a outra ponta, a final. Vamos fazer um desfile muito especial na Estaiada. É uma forma de divulgarmos a Estaiada para o resto do Brasil com a magnitude do evento. Inclusive, com um desfile no Mirante, aberto ao público, mas com capacidade para 150 pessoas”, acrescenta.
Sebrae traz oito empresas de moda para a feira
Para Mário Lacerda, diretor-superintendente do Sebrae, o Piauí Moda House cresceu. “Ampliamos nossa participação nesta edição do Piauí Moda House, porque entendemos que esse evento divulga o potencial da moda piauiense, fortalecendo os pequenos negócios do setor, público em prol do qual o Sebrae trabalha. Estaremos presentes no evento com quatro ações diferenciadas: Colaborativo Sebrae, Lounge Sebrae, Sebrae Talks e Brasil Original. Viabilizamos também a participação de nove empresas atendidas pela instituição nos desfiles que ocorrerão como parte da programação do Piauí Moda House”, destaca.
Segundo Lacerda, o Colaborativo Sebrae será um espaço onde oito empresas de moda atendidas estarão expondo e comercializando seus produtos. “Criamos esse espaço para destacar um novo conceito de loja que surgiu na Europa, ganhou adeptos em várias partes do Brasil, tendo chegado recentemente ao Piauí. A loja colaborativa reúne, em um único espaço, diversas minilojas, permitindo que o consumidor encontre em um só lugar várias opções de produtos, facilitando a divulgação e comercialização por parte dos empreendedores, sem que seja necessário um grande investimento”, pontua.
O diretor do Sebrae explicou ainda sobre as outras ações da instituição no evento. “No Lounge Sebrae, disponibilizaremos conteúdos exclusivos e dicas de especialistas do setor da moda. Já a exposição Brasil Original, além de mostrar o potencial do nosso artesanato, será também uma vitrine da riqueza cultural do Estado, cujos elementos podem ser utilizados na moda, para se ter produtos mais atrativos e originais. Para o Sebrae Talks, traremos palestrantes de renome, como Sandra Rech, Cauê Moreno, Renata Abranchs. Será uma excelente oportunidade para aprender sobre tendências e inovações do segmento. E com isso esperamos mais uma vez deixar a nossa marca registrada no Piauí Moda House”, conclui Mário Lacerda.