Marcos Vinícios é estudante de Jornalismo. Quando estava no ensino médio ele queria cursar Química, o pai queria que ele fizesse Letras e a mãe sugeriu Engenharia Agronômica. “Passei para agronomia, mas tinha coisas que eu não me via fazendo. Então, seriam atribuições da minha profissão que que eu não exerceria com qualidade”.
A escolha pelo Jornalismo trouxe mais leveza e a certeza de ter feito a opção certa. “Eu notei o quanto eu gostava de literatura, de escrever e que seria algo bom para a minha vida inteira”.A história do Marcos pode ser representativa de muitos estudantes que estão no ensino médio e precisam escolher qual curso irão fazer.
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) tem uma ação que orienta os estudantes a fazerem uma escolha consciente da profissão que eles seguirão. É a Feira de Profissões da UFPI, que chega em 2019 a sua sexta edição. O evento acontecerá no dia 30 de agosto de 2019, de 8h as 17h, no Centro de Ciências Agrárias (CCA), do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina.
Até o dia 29 de agosto, alunos de escolas públicas e privadas e demais interessados em participar da VI Feira de Profissões da UFPI podem fazer suas inscrições gratuitamente. As escolas podem agendar visitas no horário de 9h as 17h.
Inscrições, programação e mais informações sobre a VI Feira de Profissões da UFPI estão disponíveis aqui.
A edição de 2019 traz novidades: as Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (PREXC) e de Ensino de Graduação (PREG) assumem a organização junto com a Comissão Permanente UFPI e as Profissões (CPUFPI). Além disso, o evento passa a integrar o calendário acadêmico da UFPI e deixa de ser um evento de extensão para se tornar um projeto, conforme explica a Pró-Reitora da PREXC, Profa. Dra. Cleânia de Sales Silva.
A Feira de Profissões foi idealizada na UFPI pelo Prof. Dr. Raimundo Lenilde de Araújo, do Departamento de Geografia. “Ficamos muito felizes em estar chegando a sexta edição da Feira. Esse ano, a Feira está bem consolidada com a contribuição e apoio irrestrito da PREXC e da PREG. Costumo falar que é um evento institucional e de marketing institucional, e de aproximação entre a Universidade e a sociedade. A sociedade é aqui representada por todo o público da educação básica, especialmente do ensino médio. Ficamos muito felizes em avançarmos nesse processo e de trazer a escola e a educação básica para dentro da Universidade, o que é fundamental e ajuda o aluno do ensino médio a escolher sua profissão praticamente sem nenhum tipo de dúvida. Isso evita, inclusive, ao chegar na universidade o fenômeno da evasão acadêmica, que não é bom para a Universidade, nem para a sociedade”, frisou o professor Raimundo Lenilde.
Durante a Feira, serão apresentados mais de 40 cursos de graduação e 3 cursos técnicos do Colégio Técnico de Teresina (CTT). Os estudantes do ensino médio terão a oportunidade de ouvir sobre as especificidades de cada curso, perfil profissional, mercado de trabalho e instrumental de trabalho. Além disso, serão expostos trabalhos relacionados à monitoria, pesquisa e extensão
É necessário que nossos jovens do ensino médio compreendam que, em qualquer profissão a seguir, a formação que receberão na UFPI dará a eles a oportunidade de serem pesquisadores na sua área e extensionistas, comprometidos com as causas das comunidades sociais”.
Essa será a primeira vez que o CCA recebe a Feira de Profissões que já passou pelo Espaço Rosa dos Ventos, Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) e Centro de Ciências da Natureza (CCN).
Com informações da UFPI.