É de conhecimento geral que as Lojas Americanas têm enfrentado uma crise significativa. No entanto, uma outra concorrente de peso também registrou um prejuízo bilionário no último ano.
Surpreendentemente, as Casas Bahia também estão passando por dificuldades financeiras. Embora não tenham recorrido à Justiça, como fez sua rival, o grupo teve que ajustar suas estratégias de mercado.
Conforme a Folha de S. Paulo, a varejista está desacelerando seus planos de expansão. Em 2022, a empresa abriu 63 novas unidades, mas, nos dois anos seguintes, fechou outras 20.
Ainda segundo a publicação, não haverá novas aberturas de lojas em 2024. Além dos fechamentos, a empresa encerrou as operações de 4 centros de distribuição, resultando na demissão de cerca de 8,6 mil funcionários.
Atualmente, as Casas Bahia mantêm 1.078 lojas e 30 mil funcionários. Em entrevista, o presidente da companhia, Renato Franklin, revelou que há um plano em andamento para recuperar a lucratividade após um prejuízo de R$ 2,6 bilhões no ano passado.