Fazendeiros usam agrotóxico sobre a Amazônia para acelerar o desmatamento

O Ibama registrou nos últimos 10 anos cerca de 30 mil hectares de vegetação nativa envenenada

Fazendeiros usam agrotóxicos para acelerar desmatamento | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Para acelerar o desmatamento de grandes áreas e abrir espaço para a soja e o gado, fazendeiros estão jogando grandes quantidades de agrotóxicos de avião sobre a floresta Amazônica  e outros biomas. Levantamento inédito feito pela Repórter Brasil e Agência Pública revela que, nos últimos dez anos, cerca de 30 mil hectares de vegetação nativa foram literalmente envenenados.

Fazendeiros jogem agrotóxico sobre a floresta Amazônica (Foto: Divulgação)Esses foram os casos que caíram na fiscalização do Ibama, que aplicou mais de R$ 72 milhões em multas de 2010 a 2020 especificamente em casos de desmatamento com pulverização aérea de agrotóxicos. Com o desmonte da fiscalização ambiental promovida pelo governo Bolsonaro, o problema tende a ser maior do que os dados apontam.

Como todos esses casos ocorreram sem autorização dos órgãos ambientais, não é possível saber se os responsáveis tiveram o cuidado de tirar os animais e as pessoas que circulavam por essas áreas enquanto o avião jogava os químicos.

O processo lembra aquele usado pelo exército norte-americano durante a guerra no Vietnã, quando aviões americanos despejaram o agente laranja, um agrotóxico que tinha a função de " neutralizar" a floresta, usada como refúgio do exército local. Além de matar a vegetação vietnamita, que até hoje contém resíduos desses tóxicos, o agente laranja continua fazendo vítimas. Após quase 50 anos do fim da guerra, muitas crianças no país nascem com síndrome de Down, paralisia cerebral e desfiguração facial extrema como consequência.

Um dos agrotóxicos que faziam parte da composição do agente laranja, o 2,4-D, foi encontrado pelos fiscais na fazenda que usou veneno para destruir a maior área de floresta. O caso ocorreu em Paranatinga, em Mato Grosso, estado que lidera o ranking de envenenamento da floresta.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES