A Fazenda da Paz iniciou nesta quinta-feira (21) e segue até sábado (23), na Comunidade Terapêutica Luz e Vida, localizada na estrada da Cacimba Velha, na zona rural de Teresina, um curso de monitoria sobre dependência química para profissionais que atuam em comunidades terapêuticas de 10 estados do Norte e Nordeste do país. O objetivo é apresentar as inovações das políticas sobre drogas e também os avanços para as comunidades terapêuticas no Brasil.
“O curso vem trazer novas ferramentas para as comunidades terapêuticas, estamos recebendo 140 pessoas de 10 estados do Norte e Nordeste, que vieram receber as inovações de políticas publicas sobre drogas e também conhecer as ações da fazenda da paz. Nós já tivemos muitos avanços, conseguimos 10 mil vagas em comunidades terapêuticas e já foram assinados 500 contratos de comunidades terapêuticas em 2019 no Brasil”, afirmou Célio Barbosa, coordenador da Fazenda da Paz.
A abertura do evento foi feita pelo Secretário Nacional de Cuidado e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Dr. Quirino Cordeiro Júnior – SENAPREV, que proferiu uma palestra com o tema: A importância da organização da Comunidade Terapêutica / Serviço na política pública sobre na rede de saúde. O secretário é um dos responsáveis por modificar toda política da saúde mental do ministério da Saúde. Durante os três dias de curso, os participantes ficaram acolhidos na comunidade.
Com o tema ‘Conhecer para tratar em gestão administrativa financeira’, o evento de qualificação é promovida pela Federação Norte e Nordeste de Comunidade Terapêuticas - FENNOCT e conta com uma vasta programação que se estende ao longo de todo o dia.
Célio Barbosa ressaltou ainda a importância para o Piauí em sediar um evento como esse, já que o estado tem avançado bastante nos últimos anos no que se refere a políticas sobre drogas. “Ao contrario de outros estados, onde as comunidades terapêuticas estão fechando por falta de recursos ou pela falta de compreensão dos governantes da importância desses espaços, no Piauí tivemos um crescimento no número de vagas em comunidades terapêuticas e acreditamos que em 2019 vamos ultrapassar 1.500 vagas e estamos preparando as comunidades”, finaliza.