Farmácia Popular dá 100% de gratuidade em 41 itens, beneficiando 1 milhão de pessoas

Com a inclusão de novos produtos, o total de itens sem custo passou de 38 para 41, beneficiando diretamente mais de 1 milhão de pessoas por ano.

Ministra da Saúde, Nísia Trindade | Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da lista de medicamentos e itens oferecidos gratuitamente pelo programa Farmácia Popular. Com a inclusão de novos produtos, o total de itens sem custo passou de 39 para 41, beneficiando diretamente mais de 1 milhão de pessoas por ano.

Produtos

Entre os novos produtos oferecidos estão a dapagliflozina, medicamento indicado para diabetes em pacientes com doenças cardiovasculares, e fraldas geriátricas, que agora poderão ser retiradas gratuitamente por pessoas com 60 anos ou mais. A medida representa um alívio financeiro especialmente para idosos, que antes precisavam arcar com parte do custo de alguns itens.

Programa

ministra da Saúde, Nísia Trindade, celebrou a ampliação do programa, destacando o impacto positivo no acesso a tratamentos essenciais. “Um importante avanço para o cuidado com o envelhecimento da população! Em dois anos, ampliamos em quase 20% as pessoas atendidas e oferecemos novos itens, como absorventes e anticoncepcionais”, declarou em sua rede social X. Além disso, anunciou a abertura de uma nova fase de credenciamento para atender 758 cidades que ainda não contavam com o programa.

Atendimentos

Farmácia Popular atendeu 24,7 milhões de pessoas em 2024, um aumento de 20% em relação a 2022, quando o número foi de 20,7 milhões. Criado em 2004, o programa tem como objetivo garantir a continuidade do tratamento de diversas doenças por meio da distribuição gratuita de medicamentos essenciais.

Medicamentos

Atualmente, a iniciativa contempla remédios para diabetes, hipertensão, asma, osteoporose, colesterol alto, rinite, doença de Parkinson e glaucoma, além de anticoncepcionais. Com presença em mais de 31 mil farmácias credenciadas, o programa já está disponível em 4.812 municípios, cobrindo 86% das cidades brasileiras.

Acesso

Para retirar os medicamentos ou fraldas geriátricas, o paciente deve procurar um estabelecimento credenciado e apresentar documento oficial com foto e CPF, além da receita médica dentro do prazo de validade, seja ela do SUS ou de serviços particulares.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES