A partir desta segunda-feira (27), a Farmácia do Povo – Componente Especializado, orienta aos pacientes atendidos em toda a rede da obrigatoriedade do uso de máscaras nas dependências das 21 unidades de atendimento, tanto na capital como no interior. A orientação atende ao decreto estadual nº 18.947, de 22 de abril deste ano.
O uso da máscara de proteção facial é uma medida adicional necessária para o enfrentamento da Covid-19 e que se torna obrigatória para todas as pessoas que circulam em vias públicas ou permaneçam em espaços públicos, onde haja aglomerações de pessoas, como em farmácias.
De acordo com o decreto, pode-se usar máscara caseira, que atendam as recomendações do Ministério da Saúde: feita com pelo menos duas camadas de tecidos de algodão, tricoline, TNT ou outros. A máscara é de uso individual e deve ser trocada a cada duas horas ou quando estiver úmida.
Antes mesmo do decreto estadual, a Farmácia do Povo adotou diversas medidas preventivas contra o novo coronavírus. Todos os funcionários passaram a usar máscaras, foi reforçada a limpeza, disponibilizado álcool em gel nas dependências, na recepção, as cadeiras foram afastadas umas da outras, a fim de evitar a proximidade entre os usuários, além de orientar que pacientes do grupo de risco designassem representantes para o recebimento dos medicamentos, assim como foram adequados os procedimentos de entrada e recebimento dos medicamentos.
A Farmácia do Povo atende diariamente uma média de 500 usuários, funcionando de segunda a sexta-feira e, neste período, excepcionalmente, das 7h30 às 16h30.