Ser lembrado é algo simples, mas extremamente significativo. Principalmente quando esta lembrança é como forma de agradecimento pelo trabalho prestado em uma causa tão importante. Foi com este pensamento que a Botica Farmácia de Manipulação distribuiu 30 mil produtos de higiene em 10 mil kits para profissionais da linha de frente de hospitais.
Os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao Coronavírus, além, da pressão física e emocional, também sofrem com o desgaste devido ao uso constante dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Ciente disso, o Grupo Botica - Farmácia Botica e Apus Indústria de Nutricosméticos traçou uma estratégia simples para aliviar a sobrecarga dos profissionais envolvidos nesta batalha.
Dos médicos e enfermeiros até o pessoal de recepção e manutenção, todos foram contemplados. A ação foi estendida para os profissionais de Parnaíba, Luzilândia, Bom Jesus, Floriano, Picos e também as UBSs. Além disso, desde o início da pandemia, em parceria com outras empresas, a empresa doou álcool 70% para a Secretaria de Saúde que fez a distribuição em hospitais e locais de atendimento a pacientes com a Covid-19 em todo o Estado.
Uma das últimas unidades a serem beneficiadas com os kits foi a Maternidade do Satélite, zona Leste de Teresina. O material foi recebido com muita alegria pela equipe. “É bom ser lembrado, nem que seja uma vez na vida. E esse brinde é muito bom porque vamos usar de fato. As mãos ficam ressecadas pelo álcool, gostei que colocaram um hidratante”, disse Rosário Silva, técnica de enfermagem que recebeu o “mimo”.
João Rocha de Sousa é maqueiro e também sofre nas mãos os efeitos do uso prolongado do álcool. “Gostei bastante do kit, vai ajudar muito no nosso trabalho. Gostei mesmo”, frisou o profissional.
Profissionais usam álcool gel 8 vezes a cada hora.
O álcool é essencial para a biossegurança dos profissionais da linha de frente. “Os nossos profissionais ficaram muito felizes. É uma forma de agradecimento para eles, que trabalham tanto durante a pandemia. O álcool é muito utilizado, e isso ressaca as mãos. É um reconhecimento bacana. Só aqui recebemos 245 kits. Incluímos não só a equipe de enfermagem e médicos, mas também serviços gerais, nutrição e outros. De uma forma ou de outra estamos todos na linha de frente”, ressalta Rychella Meneses, diretora de enfermagem da Maternidade do Satélite.
Os profissionais usam praticamente um vidrinho de álcool gel por dia. “Além da lavagem das mãos, usamos o álcool de totem e bancadas. Qualquer procedimento precisa da limpeza. Em média, são seis a oito oportunidades por hora”, acrescenta.
Rodrigo Benvindo, farmacêutico da Botica, explica que a empresa sempre teve uma preocupação social. “Inicialmente a solidariedade sempre fez parte do DNA da empresa. Pelo quadro que vivenciamos, resolvemos doar 10 mil kits, com 30 mil produtos, contemplando várias cidades do Piauí. É para o autocuidado, diminuindo os efeitos. Álcool gel, álcool líquido e creme para as mãos, que protege o ressecamento das mãos. O álcool tem aloe vera, que também evita o ressecamento”, conta.
Os produtos são um retorno para os profissionais da linha de frente. “É uma forma de agradecer a todos esses profissionais. A Botica tem 20 anos, com um grupo que quer proporcionar saúde, beleza e bem-estar. Todas as pessoas que estão na linha de frente serão beneficiados, sem distinção”, acrescenta.
Botica oferece não só saúde, mas bem-estar.
A Farmácia Botica nasceu em 1999 e desde a sua fundação, o empreendedorismo se fez presente consolidando a cada dia a marca em produtos e serviços, oferecendo não só saúde, mas bem-estar, se tornando referência em farmácia magistral no Piauí e no Nordeste.
Em 2010 a família cresceu com o início da Apus que inova na área de nutricosméticos, oferecendo uma gama de novos produtos e apostando na nutrição estética para oferecer beleza e bem-estar. Nestes 10 anos, a Apus se consolida cada vez mais no mercado e, assim como a Botica, sempre pautando suas ações no comprometimento socioambiental e se empenhando para que o seu crescimento potencialize o desenvolvimento das comunidades na qual está inserida.