O Dia Nacional do Farmacêutico, comemorado neste 20 de janeiro, foi escolhido em alusão à fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), no ano de 1916. Na época, era a maior instituição representativa da categoria no país. De lá para cá, a profissão ganhou cada vez mais relevância e evoluiu em vários aspectos. Hoje, os farmacêuticos estão presentes em 113 áreas, divididas em 10 linhas de atuação.
Eles estão presentes nas farmácias comunitárias e hospitalares, dispensando medicamentos, orientando sobre o uso racional e realizando atendimentos de serviços em saúde. Também atuam nos consultórios farmacêuticos, promovendo atendimento de qualidade, orientando e prescrevendo medicamentos isentos de receita. Estão nos laboratórios de análises clínicas, realizando procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais e toxicológicas, além de interpretar, gerenciar e assinar laudos e pareceres.
Na indústria, os farmacêuticos estão aptos a realizar atividades industriais e gerenciar o correto cumprimento de normas e instruções diretas que são emitidas pela Vigilância Sanitária e pelos conselhos Federal e Regional de Farmácia. Na pesquisa, eles analisam e acompanham os testes para lançamento de novos produtos, novos fornecedores de matérias-primas para a indústria farmacêutica, realizam alterações farmacotécnicas em formulações já comercializadas, com o intuito de obter melhores perfis de liberação, dentre outras atividades.
O profissional farmacêutico está também na estética, em que se torna especialista para utilizar recursos terapêuticos e realizar procedimentos com o intuito de aumentar a saúde e o bem-estar de pacientes. Nessa área está incluída a ozonioterapia, que é capaz de tratar celulite, gordura localizada, estrias, queda capilar, rejuvenescimento, e possui propriedades entorpecentes que funcionam como anti-inflamatório e ajudam a fortalecer o sistema imune, melhorando a sua oxigenação.
"Essa data é importante para nos lembrar da relevância da nossa profissão em várias áreas na sociedade. Hoje o farmacêutico não está presente apenas no balcão da farmácia, mas ele pode atuar em ramos da pesquisa, da consulta farmacêutica, da estética, dentre outros. Valorizar essa profissão é valorizar a saúde e o bem-estar das pessoas", afirma o presidente do CRF-PI, Luiz Junior Oliveira.
Luiz destaca que em 2022 o Conselho Regional de Farmácia completou 60 anos e vem alcançando vitórias para a classe no estado. "Neste Dia do Farmacêutico temos o comemorar, pois dentre várias conquistas, conseguimos aprovar o piso salarial do farmacêutico no Piauí através de lei estadual assinada em 2020, implementamos um TAC da Assistência Farmacêutica, que garante melhor atendimento em todos os municípios, e estamos fiscalizando todo o estado, de norte e sul, ampliamos as capacitações aos profissionais e oferecemos cursos inovadores para a classe como ozônioterapia e vacinação por farmacêuticos, além de outras realizações relevantes para a categoria", conta o gestor.