Por João Marcelo Ferry
A família de Laura Beatriz, de 5 anos de idade, está realizando campanha de arrecadação de fundos para conseguir custear uma cirurgia que irá melhorar a qualidade de vida da criança. Devido a complicações, Laura nasceu de 27 semanas e, com 43 dias na UTI, a família descobriu que ela possuía hidrocefalia. Hoje, Laura não caminha e ao ver a possibilidade de a filha conseguir caminhar, através de uma cirurgia, os pais da menina se mobilizaram em torno da campanha Laura Vai Andar, que visa arrecadar fundos para o procedimento cirúrgico.
Agnes Mikaelly é a mãe da pequena Laura, ela fala que ao descobrir que existia a possibilidade de fazer com que laura caminhasse, não pensou duas vezes e logo foi atrás para verificar como o procedimento poderia ser feito. “Desde que ela nasceu, a Laura é acompanhada por especialistas e terapeutas da saúde e atualmente dentro da rotina dela ela tem muitas atividades de terapia e reabilitação, ela já atingiu coisas que muitos apostavam que ela nunca faria. Como mãe, eu sempre procuro me informar sobre tudo que tenha relação com a situação da Laura e ao saber que finalmente essa cirurgia de Rizotomia Dorsal Seletiva estava disponível aqui no Piauí eu procurei o médico responsável”, disse.
O problema é que o plano de saúde de Laura não cobria completamente o custo da cirurgia, e por causa disso ela precisou procurar uma solução para conseguir realizar o procedimento em sua filha. “O procedimento é monitorado pelo Neurocirurgião Dr. Francisco José de Alencar e sua equipe, e já houve 68 casos com sucesso, onde a vida dos pacientes foi modificada completamente, alguns até mesmo já andam. O procedimento hoje custa por volta dos R$ 30 mil, levando em conta até mesmo as terapias que vêm após a cirurgia, para cobrir aquilo que o plano não pagava decidimos iniciar a campanha Laura Vai Andar”, explica Agnes. Com dois meses de campanha de arrecadação, através de doações, rifa e troco solidário, a família conseguiu arrecadar R$ 12.600.
O diagnóstico de Laura aponta que ela possui Paralisia Cerebral Espástica, que se caracteriza por uma dificuldade de movimentação e rigidez muscular ocasionada por uma lesão no sistema piramidal. “Hoje, a Laura só tem a parte motora comprometida, a área intelectual é normal. Então ver várias pessoas nos ajudando a fazer com que a Laura melhore sua vida, eu só posso agradecer a todos e a Deus por tudo isso”, fala Agnes.
Caso alguém se interesse em ajudar a família, pode fazer doações para a conta poupança 73233-9 da Caixa Econômica Federal, Agência 2442, Operação 013, titular David J. S. Vasconcelos. A doação também pode ser feita para a conta-corrente 17447-5 do Banco do Brasil. Agência 5605-7. Titular Nilda Maria Pereira das Neves. Mais informações podem ser verificadas nos instagrans @ laurabeatriz510 e @agnesvasconcelos, ou pelo contato 086 9 8867-2292.
“Com isso Laura ira ter a possibilidade de fazer tudo o que um criança sem problemas de saúde faz, com a reabilitação feita corretamente ela logo poderá caminhar sozinha e sentar sozinha, eu espero a cada dia por esse momento único e especial” fala Agnes.