SEÇÕES

Falsa couve intoxica quatro pessoas durante confraternização em Minais Geraos

Família confundiu planta tóxica com hortaliça e preparou para o almoço.

Nicotiana Glauca, a "falsa couve" | Foto: Reprodução/Wikipédia
Siga-nos no

Quatro pessoas foram internadas em estado grave na cidade de Patrocínio, no Alto Paranaíba, após ingerirem um planta tóxica, pensando que seria couve. A hortaliça chamada Nicotiana glauca, é conhecida como "falsa couve", e foi servida por engano em uma confraternização em uma chácara na zona rural.

O caso aconteceu na última quarta-feira (08). Uma mulher de 37 anos, foi a mais afetada pela intoxicação alimentar, e sofreu uma parada cardiorrespiratória durante o atendimento médico. Uma criança de 2 anos também foi internada. Ela não ingeriu a planta, mas segue em observação.

Segundo informações do Corpo de Bombei roa, a família foi morar recentemente no sítio, e acreditava que a planta era um pé de couve devido à semelhança com o vegetal. Os moradores da chácara fizeram uma receita das folhas refogadas, e serviram normalmente no almoço.

Nicotiana glauca, a falsa couve

A Nicotiana glauca, conhecida  também como fumo-bravo ou fumo-de-árvore, é uma planta originária da América do Sul, da mesma família do tabaco comum (Nicotiana tabacum). Apesar de ter aparência semelhante a algumas hortaliças folhosas, ela é altamente tóxica e não pode ser consumida.

Nicotiana Glauca, a "falsa couve" - Foto: Reprodução/Wikipédia

A toxicidade se deve à presença do alcaloide anabasina, uma substância parecida com a nicotina, mas muito mais venenosa. A ingestão de folhas, flores ou até mesmo o contato com grandes quantidades pode causar náusea, vômito, fraqueza muscular, paralisia respiratória e até morte.

A secretária de Saúde de Patrocínio afirmou que a pasta acompanha o caso.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também