SEÇÕES

Falha em sistema da Força Aérea atrasa voos no sul do Brasil

Falha de comunicação no CINDACTA II afetou operações nesta segunda-feira (18)

Aeroporto Internacional Afonso Pena | Foto: CCR Aeroportos
Siga-nos no

Um problema no sistema de comunicação da Força Aérea Brasileira em Curitiba causou atrasos em voos na manhã desta segunda-feira (18) em aeroportos da Região Sul. A informação foi confirmada pela concessionária CCR Aeroportos, responsável pela administração do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais.

De acordo com a empresa, houve atrasos médios de 20 a 30 minutos, mas nenhum voo chegou a ser cancelado. Às 12h10, a situação já estava normalizada e os passageiros foram chamados para embarque.

Relatos de passageiros

O representante comercial João Carlos Vieira relatou que esperava um voo para Campinas (SP), previsto para as 10h. Segundo ele, os passageiros chegaram a ficar cerca de 1h30 dentro da aeronave aguardando liberação para decolar.

A causa do problema foi uma falha de comunicação entre o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), sediado em Curitiba, e os aeroportos da região. Até o momento, não foi informado o número de voos afetados nem os detalhes da falha.

O que é o CINDACTA II

O CINDACTA II é a unidade da Força Aérea Brasileira responsável pelo gerenciamento do espaço aéreo da Região Sul e de áreas adjacentes, incluindo parte do Sudeste e do Centro-Oeste. Além de controlar o tráfego aéreo, a unidade presta serviços de defesa aérea, meteorologia aeronáutica, telecomunicações, informações aeronáuticas e operações de busca e salvamento.

Atualmente, cobre áreas de voo sobre os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e parte de São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Espírito Santo.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também