Uma explosão atingiu oito casas conjugadas no bairro de Ouro Preto, em Olinda, na manhã deste domingo (19). No momento do acidente, havia 12 pessoas nas residências. Duas delas morreram e nove ficaram feridas. Uma idosa, que é cadeirante, ainda está desaparecida sob os escombros.
OS MORTOS
O primeiro a morrer foi Cláudio dos Anjos da Silva, de 40 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A segunda vítima fatal foi José de Lima, de 67 anos. Ele teve queimaduras graves em 90% do corpo, foi socorrido de helicóptero e levado ao Hospital da Restauração, no Recife, mas não resistiu.
A esposa de José, Luzinete dos Santos Lima, de 69 anos, está desaparecida. Ela é cadeirante e continua sendo procurada pelos bombeiros com o auxílio de cães farejadores.
COMO ACONTECEU
Ainda não se sabe o que causou a explosão, que aconteceu por volta das 7h30. Moradores da região disseram ter sentido um forte cheiro de gás após ouvirem o barulho.
O Samu informou que foi acionado às 7h32 e enviou 14 viaturas para socorrer as vítimas. Já o Corpo de Bombeiros mobilizou nove viaturas e 33 profissionais para atuar no resgate. A área foi isolada e os trabalhos seguem no local.
Segundo informações da TV Globo, entre os feridos estão duas crianças e uma mulher, que foram levadas para a UPA de Olinda. O estado de saúde das demais vítimas ainda não foi divulgado.
De acordo com a Defesa Civil de Olinda, uma casa ao lado do local da explosão será desocupada porque uma parede caiu sobre o telhado. Outras residências próximas também sofreram danos, mas não precisarão ser interditadas.
Equipes da Polícia Militar, da Defesa Civil municipal e estadual e do Instituto de Criminalística também estão no local. A perícia já começou, e a investigação sobre as causas da explosão ficará a cargo da Delegacia do Varadouro.
A governadora Raquel Lyra (PSD), que está em viagem na China, se pronunciou nas redes sociais, afirmando estar em contato com a governadora em exercício, Priscila Krause. “Que Deus console o coração das famílias e amigos das vítimas”, escreveu.
A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), disse que a prefeitura está prestando assistência às vítimas e aos moradores afetados, com todas as equipes mobilizadas para ajudar no que for necessário.