A expectativa de vida do brasileiro aumentou para 76,4 anos, de acordo com dados do IBGE divulgados nesta sexta-feira (29). As informações, referentes a 2023, foram publicadas no diário oficial e consideram a média de ambos os sexos.
Esse resultado marca a recuperação da expectativa de vida após a queda durante a pandemia da Covid-19, quando o índice era de 76,2 anos.
- Em 2020, início da pandemia, caiu para 74,8 anos.
- No ano seguinte, sofreu mais uma queda, ficando em 72,8 anos.
- Com o fim da pandemia, subiu para 75,5 anos, mas ainda se manteve abaixo do índice antes da crise.
DADOS USADOS PARA CÁLCULO DE FATOR PREVIDENCIÁRIO
Esses dados fornecem, segundo o IBGE, estimativas da expectativa de vida para idades até os 80 anos. As informações são usadas para, por exemplo, o cálculo de fator previdenciário para aposentadorias.
O crescimento da expectativa de vida, apesar de não ter sido revertido, desacelerou, segundo estudo publicado na revista especializada Nature Aging. O estudo não considera 2020 por causa da pandemia, e analisa o período dos anos 1990 até 2019.
PANDEMIA
Já um levantamento de pesquisadores com dados globais feito para o Instituto para Medição e Avaliação da Saúde (IHME, na sigla em inglês), com sede nos EUA, apontou que a Covid fez com que a expectativa de vida média das pessoas no planeta caísse 1,6 ano nos primeiros dois anos da pandemia (2020 e 2021).
(Com informações da FolhaPress)