Excursão percorre só praias de nudismo em seis estados; fotos

Paradas incluíam praias e outros ambientes para adeptos do nudismo.

Excursão nudista percorre 5 mil quilômetros por 6 estados do país | Divulgação/Portal Brasil Naturista
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grupo de nudistas brasileiros acaba de terminar uma excursão que percorreu 5 mil quilômetros durante 11 dias, passando por seis estados do país.

Acomodados em um motor home (veículo adaptado como uma casa sobre rodas), sete adeptos da prática participaram do ?1° Naturistas pelo Brasil?, uma viagem que os levou do Rio Grande do Sul até o Espírito Santo, onde ocorreu o 13° Congrenat (Congresso Brasileiro de Naturismo), de 18 a 31 de março, na Praia de Barra Seca.

Eles saíram de Porto Alegre no dia 23 de março e chegaram à capital gaúcha em 3 de abril.

No caminho, fizeram paradas em vários ambientes voltados para o naturismo, como a Praia do Pinho, em Balneário Camboriú (SC), o clube Mirante do Paraíso, em Igaratá (SP), a Praia do Abricó, no Rio de Janeiro, o Recanto Paraíso, em Piraí (RJ), e o Clube Rincão Naturista, em Guaratinguetá (SP).

Em respeito às leis de trânsito, os viajantes faziam o trajeto vestidos e só tiravam a roupa quando o veículo estava estacionado nos postos de gasolina, à noite, ou nas paradas naturistas. As refeições eram preparadas no motor home, que tem cozinha com micro-ondas.

?O que mais nos perguntam é se a gente fica nu dentro do motor home. Foi essa a preocupação do motorista que foi contratado para nos levar?, conta Glacy Moraes Machado, uma das integrantes. ?Mas explicamos que só tiramos a roupa quando ele está estacionado. Aí você pode sair do banho e ficar do jeito que está. Fechamos as cortinas do veículo, claro, para não ficarmos expostos", diz.

Glacy já participou de duas excursões parecidas anteriormente, organizadas pelo mesmo grupo, o Portal Brasil Naturista. Ambas passaram por destinos latino-americanos, como Chile e Uruguai, e foram batizadas de ?Naturistas pela América Latina?.

Glacy tem 62 anos e conta que ficou com medo de se sentir cansada ao viajar nesse tipo de veículo. ?No início, imaginei que não seria confortável. Mas fiz e achei maravilhoso, mesmo dormindo em beliche. A "casa rodante" é como se fosse um navio. Você consegue levantar, caminhar, e vai com a casa toda, não precisa descer mala, mudar de hotel?, afirma.

Ela diz que o naturismo a ajudou a assumir seu corpo. ?O preconceito com a nudez é a gente que tem. No naturismo não tem essa de mostrar o corpo só se ele for bem bacana.?

Movimento familiar

O grupo chamava a atenção dos outros viajantes na estrada, e aproveitava as aproximações para distribuir jornais sobre o tema.

?O público vê que é um movimento familiar, sem conotação sexual, e aceita muito bem?, diz Marcelo Pacheco, de 40 anos, um dos editores do Portal Brasil Naturista.

Sua mulher, Carina Moreschi, também o acompanhou na viagem.

Os outros participantes eram uma moradora da Colina do Sol (comunidade naturista do Rio Grande do Sul) e mais dois homens ? um deles, médico, veio da Paraíba especialmente para a jornada.

O tempo não ajudou muito ? uma frente fria acompanhou o grupo durante a viagem --, mas isso não impediu de praticar o nudismo.

No congresso, que ocorre a cada dos anos, foi eleita a nova direção da Federação Brasileira de Naturismo e discutida a programação para o próximo biênio.

Para Marcelo, um lado positivo da experiência foi poder aproveitar o caminho. ?Uma coisa é fazer roteiro aéreo, no qual você não vivencia a situação da viagem. Outra é percorrer quilômetro por quilômetro, sentir o lugar, conhecer as pessoas a cada parada.?

Ele diz que pretende organizar mais excursões nudistas em breve.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES