Depois de uma semana de treinamento, os funcionários da Maternidade Dona Evangelina Rosa concluíram, nesta sexta-feira (20), a capacitação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.
A capacitação foi conduzida pela equipe técnica do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Quase 30 profissionais efetivos e suplentes da maternidade participaram do treinamento. “O curso da Cipa é uma determinação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para empresas que têm acima de 20 funcionários”, afirmou a coordenadora do Cerest, Vera Regina Cavalcante.
Os representantes da Cipa foram eleitos e indicados pelos colaboradores e direção da instituição. A comissão terá mandato de um ano e tem, dentre as atribuições, identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores e elaborar o plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.
Devem constituir a Cipa e mantê-la em regular funcionamento, as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.