Estudantes reclamam de lentidão ao acessar a página do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que abriu inscrições nesta sexta-feira (29). Os alunos se candidatam a 47,9 mil vagas em 51 instituições participantes.
Internautas informaram ao G1 sobre a tentativa de efetuar inscrições desde as 6h da manhã de hoje, mas ainda sem sucesso. Além da demora, há queixas repetidas sobre o sistema considerar inválidos os dados fornecidos por estudantes.
O Ministério da Educação (MEC) informou, em nota, que o sistema apresentou "certa lentidão nas primeiras horas de funcionamento, devido ao grande número de acessos". No entanto, garante que o processo de inscrições não foi interrompido em nenhum momento. "As inscrições continuam sendo feitas normalmente", diz a nota.
Nas seis primeiras horas de funcionamento do SiSU, até as 12h desta sexta, foram realizadas 28 mil inscrições. Vale lembrar, que o número de estudantes que realizaram o Enem foi de 2,5 milhões de um total de 4 milhões de inscritos.
O sistema está preparado para receber 200 mil acessos simultâneos e, segundo o MEC, é considerado suficiente para o público estimado.
Dados inválidos e finalização de inscrição
Para os estudantes que receberam o aviso de "dados inválidos" ao tentar se inscrever, a recomendação do ministério é verificar se estão ingressando no SiSU com o número de inscrição no Enem e a senha do exame, pois as duas informações são necessárias para acesso.
Caso o candidato não recorde a senha cadastrada no Enem, é possível recuperá-la pelo site do Inep: http://sistemasenem2.inep.gov.br/Enem2009.
Ao finalizar a inscrição, o sistema informa ao aluno que sua inscrição está concluída. É necessário imprimir o comprovante.