Estudantes da UFPI reclamam de superlotação de ônibus

Eles alegam que a frota não é suficiente para atender a demanda

Estudantes pegam ônibus superlotados | José Alves Filho
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os ônibus da linha 401 (Universidade) que ligam a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Hospital Universitário (HU), na zona Leste da capital, estão entre os mais cheios de Teresina. Diariamente, os veículos das linhas transportam milhares de passageiros, a maioria de estudantes da Universidade. Tanto aperto provoca reações insatisfatórias dos usuários. Além da lotação, a demora entre um carro e outro está entre as principais queixas. 

 “Acabo perdendo mais de 40 minutos e isso é terrível. Parece que as linhas do Universidade Circular reduziram, porque antes tinha uma demora, mas agora está significativamente maior”, afirmou a estudante Roberta Lira, 29 anos, que utiliza a linha 401, que faz o trajeto na Avenida Nossa Senhora de Fátima para se deslocar até a biblioteca da Ufpi, para estudar.

José Alves Filho

A redução das linhas, segundo os usuários, intensificou as reclamações. É o que reafirmou estudante de licenciatura em Música da Ufpi, Jarbas Junior, 30 anos. Apesar da longa espera, ele também tem problemas com o horário. “Na segunda-feira (11), cheguei à parada às 7h45min e só consegui pegar o 365 (Universidade Circular II), que vai para zona Norte, às 10h40min; ele é muito demorado”. “O 401 é lotado direto. Já conversamos com os motoristas e eles falam que teve redução por causa da falta de aulas, mas mesmo quando começa o período letivo, você vê que os ônibus permanecem lotados. Para a gente, que é estudante, não tem conforto e nos meses mais quentes é horrível”, reclamou o acadêmico.

A explicação para a superlotação da linha 401 — a mais importante para os estudantes —, está na grande procura de alunos de outras zonas da capital e de Timon, no Maranhão, que utilizam a mesma empresa para se deslocar até a Universidade pagando uma passagem através da integração. “Essa linha é a principal para nós estudantes que residimos em outras zonas,  porque precisamos ir até o centro para pegar outro coletivo”, explica o graduando. A percepção é que, mesmo com as aulas, os ônibus permanecem saturados de passageiros que estudam ou trabalham na zona Leste. Em horário de pico, a linha 401, entre 7h às 8h; 13h às 14h e 17h às  18h30, com destino à Ufpi, não chega a parar para quem aguarda nos pontos de ônibus.

Strans diz que frota foi reduzida no período de férias

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsitos (Strans) argumenta, em nota, que a frota foi reduzida devido ao período de férias, mas deve ser normalizada a partir de agora, com o início do período letivo.

“Quanto à frota, estava reduzida devido ao período escolar, vindo a normalizar nesta quarta-feira (13). Quanto a outras reclamações, vamos repassar ao setor de fiscalização de transporte urbano para que possamos saber junto ao consórcio o que está acontecendo. Ao confirmarmos as irregularidades, as medidas serão tomadas”.

A empresa São Cristóvão, responsável pela linha de ônibus 401, informou à reportagem que a demanda cresceu entre 20% e 25% no começo deste ano. A superlotação seria explicada pelo aumento sazonal do número de estudantes. A linha 401 (Sentido: Universidade) tem 67 paradas partindo e terminando do terminal Ufpi e opera regularmente das 05h30 às 22h05 em dias úteis.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES