Estudante do CEV consegue dupla aprovação em medicina; 1º lugar na UESPI

Marcus Ryan Monteiro Rabelo, 20 anos, foi aprovado no curso de medicina em duas universidades públicas

reprodução | reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Natural do município de Valença do Piauí, o estudante Marcus Ryan Monteiro Rabelo, 20 anos, foi aprovado no curso de medicina em duas universidades públicas após dois anos de tentativas.

Ele recebeu a notícia de que passou em primeiro lugar na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) nesta terça-feira (28), com a divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Também foi aprovado em primeiro lugar na Universidade Federal do Tocantins (UFT), outra instituição pública que é referência no país.

Estudante do CEV consegue dupla aprovação em medicina; 1º lugar na UESPI (Foto: Raissa Morais)

Ao Jornal Meio Norte, Marcus contou a trajetória de dedicação até ver seu nome na lista de selecionados. “Medicina já era um sonho desde a infância, desde que eu me entendo por gente. Foi uma preparação ao longo da minha vida inteira, com muita disposição e muito investimento pessoal para alcançar o resultado que eu passei a vida sonhando”, falou.

Quando concluiu o Ensino Médio e não obteve a almejada aprovação em medicina, recorreu ao pré-vestibular no Curso Professor Clemilson (CPC), que faz parte do grupo CEV. O jovem passou a aliar o trabalho como professor de aula de reforço com a intensa preparação para o vestibular, que inclui revisões e simulados até mesmo nos finais de semana.

“Eu saía de casa às 6h30 e voltava às 20h. Passava muito tempo nas salas de estudo fazendo simulados, estudando conteúdos do dia. Quando eu me decepcionei quando fiz o Enem para valer, assim que concluí o Ensino Médio, estava decidido a conseguir minha aprovação, relatou.

Mas o caminho para o sucesso teve seus momentos de dificuldades e renúncias. “A aprovação é resultado do investimento pessoal, abdicação de muitas coisas e, infelizmente, quem se determina a estudar para medicina tem que abrir mão de muitas coisas. Eu entreguei todo o meu tempo para chegar aqui”, falou.

A escolha pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) tem a ver com o orgulho que o jovem sente pela educação piauiense. “Eu tenho muito orgulho das instituições estaduais e federais do Piauí. Nós somos referência nacional na educação, nossas instituições espelham quem nós somos”, explicou.

Diante de tantas reprovações, o professor Clemilson Martins ressalta que os estudantes provam que a qualidade no ensino somada à determinação faz toda a diferença na aprovação em cursos concorridos, em especial Medicina.

Professor Clemilson Martins (Foto: Raissa Morais)

“A gente sabe que muitos alunos chegam com uma bagagem enorme de conhecimentos. Marcus passava praticamente o dia inteiro na escola, assistia às aulas, fazia questões extras e não faltava. Era muito focado. Desde o sétimo ano, quando veio estudar aqui na nossa escola, a gente percebeu que ele iria longe”, relatou.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES