O estudante de veterinária Pedro Henrique Santos Krambeck Lehmkul, que foi picado por uma cobra naja, acordou do coma no final da tarde desta quinta-feira (9). Com necrose no braço e lesões no coração, ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Maria Auxiliadora, em Brasília.
Uma amiga de Lehmkul afirmou ao site Extra que ele conversou e agradeceu a equipe médica pelo socorro imediato. Após um pedido dos pais, o hospital decidiu não divulgar o estado de saúde do jovem. Mesmo apresentando uma "leve melhora", sua situação ainda é considerada grave.
No Brasil, apenas o Instituto Butantan, em São Paulo, tinha antídoto para o veneno da naja e todas as doses foram encaminhadas para o DF e a família do estudante conseguiu comprar mais doses nos Estados Unidos.
BPMA-DF apreendeu 16 cobras exóticas
Após uma denúncia anônima, o BPMA-DF (Batalhão da Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal) apreendeu 16 cobras exóticas em uma fazenda no Núcleo Rural Taquara, em Planaltina. O delegado Ricardo Bispo afirmou que o jovem que foi picado seria dono de todas as serpentes.