O banco de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) tende a registrar quedas de doação neste período de fim de ano.
"Por conta das festividades de virada de ano, as pessoas acabam se envolvendo com outras atividades, viajam e o nosso estoque de sangue sempre cai. Esse fenômeno tende a se repetir todos os anos", explica Suzane Rocha, supervisora de Captação de Doadores do Hemopi.
Segundo ela, o Centro está precisando de todos os tipos de sangue. "Mesmo as tipagens de RH negativo sendo as mais raras, até mesmo o estoque de sangue O positivo, que é o mais comum, está operando no limite. Por isso, é importante que a população se sensibilize e antes de viajar passe no Hemopi para fazer sua doação", revela.
Suzane Rocha destaca a importância deste ato. "Várias pessoas estão nesse exato momento em leitos de hospitais, sejam públicos ou privados, precisando de transfusões de sangue, daí a relevância de se dirigir até o Hemocentro para fazer sua doação, são vidas que podem ser salvas com um simples gesto", ressalta.
A supervisora de captação de doadores do Hemopi explica que está apto a doar sangue quem tiver entre 16 e 69 anos de idade, que esteja saudável e que pese acima de 50kg.
"É preciso levar um documento original com foto, como a carteira de identidade ou a de motorista. O procedimento é bem simples e rápido. E antes da doação a pessoa passa por uma triagem para saber se ela está realmente apta a doar", explica.
Suzane pontua ainda que quando o homem doa, dois meses depois ele já pode doar novamente; quanto à mulher, este intervalo de doação é de três meses.
O Hemopi está localizado na Rua Primeiro de Maio, 235, Centro-Sul de Teresina. O funcionamento é das 7h às 18h, de segunda-feira a sabádo, inclusive feriados.