Na noite desta quarta-feira (12), a Ponte Estaiada ganhou uma iluminação especial em azul e vermelho. É que ontem foi o Dia Nacional e Estadual da Conscientização da Cardiopatia Congênita (defeito no coração). A ação tem a proposta de chamar a atenção da sociedade e sensibilizar autoridades sobre os casos em Teresina.
Segundo dados da American Heart Association, a cardiopatia congênita ocorre enquanto o feto está se desenvolvendo no útero e pode afetar cerca de 1 em cada 100 crianças. A questão é uma das principais causas de óbito relacionadas a malformações congênitas.
Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Venâncio Cardoso, o simples ato de mudar as cores de uma das principais construções da capital, já é uma ação importante para chamar atenção sobre esse problema.
“Pouca gente sabe, mas em torno de 23 mil crianças com problemas cardíacos, 80% necessitarão de alguma cirurgia cardíaca durante a sua evolução. É uma questão pouco comentada na nossa sociedade. E depois de contato com Grupo de Pais de Crianças com Cardiopatia Congênita aqui de Teresina, pensamos em fazer essa ação para dar visibilidade para essa questão”, explicou.