A pedido da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o coordenador geral de Implementação e Monitoramento de Projetos Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fabrício Batista, deferiu e autorizou o desbloqueio de mais 21 obras em escolas estaduais do Piauí, no valor total de R$ 3.032.031,81, que estavam paralisadas.
De acordo com o FNDE, os recursos, que deverão ser liberados nos próximos dias, serão utilizados para dar continuidade às obras e quitar o pagamento de outras já concluídas. Desde o começo da gestão da secretária Rejane Dias, a Seduc tem trabalhado para reduzir o número de empreendimentos paralisados.
No começo do ano, mais de duzentas obras apresentavam falta de medições e inconformidades que impediam a liberação de qualquer recurso e a assinatura de novos convênios. Não havia nenhuma obra em andamento e milhões em dívidas com os construtores. Os recursos do FNDE estavam bloqueados, também, por falta de alimentação do Sistema de informações do Ministério da Educação (Simec).
Um trabalho conjunto do FNDE com a Seduc-PI está conseguindo resolver os problemas que travam a execução de mais de uma centena de obras. Até essa última decisão, a Secretaria já havia desbloqueado quase R$ 30 milhões em recursos destinados para obras que estavam bloqueadas pelo Fundo.