Vidros quebrados, portas e climatizadores danificados, furtos de lâmpadas e fios, teto destruído e vários outros atos de vandalismo. Não parece, mas essa é a realidade de algumas estações do Inthegra, implantado recentemente em Teresina.
O último caso de vandalismo ocorreu na noite de quarta-feira (24), quando foram quebrados, com pedras, os vidros da Estação Fórum Sul, na Avenida Professor Wall Ferraz, zona Sul da cidade.
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informou que de julho até o início deste mês foram registradas 38 ocorrências de furtos de fios e lâmpadas e duas ocorrências de quebra de vidros.
Diante disso, a Superintendência decidiu implantar um sistema de alarme na estação do Lourival Parente Norte/Sul, a mais afetada. A partir das 23h até as 5 da manhã, que consiste no intervalo do sistema Inthegra sem fluxo de passageiros e ônibus, o sistema do alarme será acionado para qualquer pessoa que adentrar na estação. A engenheira da Strans, Adélia de Melo, explica que esse procedimento é para coibir atos de vandalismo e de furtos nas estações.
"Quando o alarme for acionado, policiais que estarão fazendo a ronda no corredor vão até o local", disse.
Até agora, foram 38 ocorrências de furtos de cabos de energia e lâmpadas registradas em 13 estações nos corredores Sul I, II e Sudeste. A maior quantidade de ocorrências é na estação Lourival Parente Sul/Norte, com 7 casos, e na estação Lourival Parente Norte/Sul, com 6 ocorrências; estação Justiça Federal Sul/Norte, com 5 ocorrências; Balão da Miguel Rosa Sul/Norte e Ivan Tito Sul/Norte, com 4 casos.
"A Strans tem procedido em ações para poder voltar à normalidade dos serviços prestados do sistema Inthegra. No momento em que são furtadas e localizada às estações, temos uma equipe para realizar o reparo", disse.
Reposição
A reposição dos equipamentos furtados e danificados é feita pela Strans e cada ocorrência é registrada para manter as estações em bom funcionamento e evitar transtornos aos usuários.
A Strans investiu cerca de R$ 40 mil, em três meses, na recuperação das estações de embarque e desembarque de passageiros por furtos de equipamentos e atos de vandalismo.
Outra medida do órgão para garantir a segurança é a realização de Boletim de Ocorrência nos Distritos Policiais e o convênio com a Polícia Militar.