A Estação Piauí Digital, localizada no bairro Promorar, zona Sul de Teresina, foi invadida duas vezes neste final de semana. Funcionários informaram que bandidos entraram nas madrugadas de sábado (10) e domingo (11). Peças de computadores foram levadas e a perícia ainda não divulgou o prejuízo total. Funcionários informaram que não é a primeira vez que o local tem equipamentos roubados.
A instituição comporta computadores utilizados por mais de 30 alunos atendidos pelo Movimento Pela Paz na Periferia (MP3), que participam de aulas básicas de manutenção de computadores e informática.
Daniela Sousa, coordenadora do MP3, disse que o curso será paralisado. "A perda foi muito grande e vamos interromper o curso de informática básica aqui na comunidade, que já necessita muito dessa atividade. Mas vamos retornar o mais rápido possível, e pedimos para quem puder ajudar com novos computadores para garantir o andamento do projeto", explica.
Raimundo Nonato, vigia da Estação, mostrou os estragos feitos pelos criminosos, que entraram pelo teto, coberto de arame farpado, e saíram pelo portão, rompendo as trancas das portas.
"Além de abrir os computadores para levar demais peças, eles também pegaram os sacos com material de forro de boxe, rasgaram e jogaram tudo fora para levar os equipamentos", contou o vigia.