A Estação de passageiros do sistema Inthegra ‘Fórum Sul’ teve os vifros quebrados após ser depredada por um vândalo identificado como Sérgio Soares de Sousa, na tarde de quarta-feira (23/10), na Avenida Professor Wall Ferraz, na zona Sul de Teresina.
O acusado foi preso ainda na tarde de ontem, após a Polícia Militar receber uma denúncia de que um policial, acompanhado da população havia capturado o suspeito de quebrar os vidros da estação de ônibus. A prisão ocorreu no Terminal de Ônibus, na Avenida Professor Wall Ferraz, em frente ao juizado do Bela Vista, na zona Sul de Teresina.
Sérgio Soares foi encaminhado para Central de Flagrantes de Teresina, para serem feitos os procedimentos cabíveis ao caso e se confirmado ele será autuado por dano ao patrimônio público.
Strans gastou R$ 40 mil em recuperação de estações em 3 meses
Segundo informações da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito - Strans, o órgão investiu cerca de R$ 40 mil, em três meses, na recuperação das estações de embarque e desembarque de passageiros por furtos de equipamentos e atos de vandalismo.
De julho até o início deste mês, foram registradas 38 ocorrências de furtos de fios e lâmpadas e duas ocorrências de quebra de vidros. O último caso foi na noite desta quarta-feira (23), quando foram quebrados os vidros da Estação Fórum Sul, na Avenida Professor Wall Ferraz, zona Sul.
A reposição dos equipamentos furtados e danificados é feita pela Strans e cada ocorrência é registrada para manter as estações em bom funcionamento e evitar transtornos aos usuários. Outra medida do órgão para garantir a segurança é a realização de Boletim de Ocorrência nos Distritos Policiais e o convênio com a Polícia Militar.
O diretor de Operações e Fiscalização da Strans, Coronel Jaime Oliveira, informa que já foi implantado o sistema eletrônico de alarme na Estação Lourival Parente. “Essa foi a estação que teve a maior quantidade de ocorrências e, por essa razão, já está em funcionamento o sistema eletrônico, para evitar essa prática delituosa que está se repetindo em várias estações, onerando os custos de manutenção das estações de passageiros”, fala. O sistema de alarme funciona das 23h às 5h, quando não existe fluxo de passageiros.
O supervisor de manutenção da Strans, Marco Antonio Cunha, explica que a cada ocorrência registrada é feito o reparo. “Fazemos rotineiramente a manutenção com a reposição de fios e de lâmpadas nas 54 estações que já estão em funcionamento em Teresina”, diz.
Dados de furtos nas estações
Conforme dados da Strans, a maior quantidade de ocorrências em três meses foi em 13 estações nos corredores Sul I (Avenidas Barão de Gurgueia e Henry Wall de Carvalho), Sul II (Miguel Rosa e Pref. Wall Ferraz) e Sudeste (Avenida Gil Martins).
A estação Lourival Parente Sul/Norte teve a maior quantidade de ocorrências, com um total de sete casos, e na estação Lourival Parente Norte/Sul foram seis ocorrências de furtos de equipamentos. A Estação Justiça Federal Sul/Norte teve cinco ocorrências, e Balão da Miguel Rosa Sul/Norte e Ivan Tito Sul/Norte tiveram quatro ocorrências.