Esperança Garcia: OAB-PI ganhará busto de homenagem à 1ª advogada do Brasil

O símbolo é resultado de doação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e também estará na sede do Conselho Federal, em Brasília.

Fábio Novo, Marcus Nogueira e Carlos Anchieta | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um busto de Esperança Garcia será instalado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Seccional Piauí, em reconhecimento à primeira mulher Advogada do Brasil. O símbolo é resultado de doação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e também estará na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília.

Na terça-feira (17), o diretor-tesoureiro da OAB, Seccional Piauí, Marcus Vinícius Nogueira se reuniu com o secretário de Cultura do Estado do Piauí, Carlos Anchieta e o deputado estadual, Fábio Novo, para firmar parcerias para as homenagens.

Fábio Novo, Marcus Nogueira e Carlos Anchieta firmaram parceria para doação de busto da Esperança Garcia |FOTO: Divulgação

O diretor-tesoureiro, Marcus Nogueira, ressaltou que trata-se de uma ação que visa eternizar e enfatizar a importância histórica da primeira Advogada da República Federativa do Brasil, sobretudo, na luta por direitos das mulheres e dos negros.

“Ter um busto de Esperança Garcia na sede da OAB-PI é reconhecer uma luta árdua, exemplar, que continua viva nas novas gerações. Esperança viveu no século XVIII e batalhou por direitos que deram início à busca por igualdade racial e paridade de gênero. Valores estes defendidos com muito esmero pela nossa casa, que terá a honra de receber uma representação física da figura da primeira mulher Advogada do Brasil”, disse.

Reconhecimento

O deputado Fábio Novo destacou a necessidade da homenagem. “A OAB-PI solicitou via Ofício a doação de um busto para representar os feitos de Esperança Garcia .A obra vai ser feita por um dos maiores artistas plásticos piauienses, Braga Tepi, e deve ser entregue em março, quando também acontece o lançamento do  filme de Esperança Garcia, sob direção de Douglas Machado”, pontuou.

O secretário de Cultura do Piauí reforçou que a entrega dos dois bustos de Esperança Garcia será feita dentro de uma programação especial voltada à sociedade piauiense. “Uma homenagem como forma de reconhecimento ao legado de Esperança Garcia”, citou.

Em 2022, o Conselho Federal da OAB (CFOAB) fez o reconhecimento de Esperança Garcia como a primeira Advogada brasileira. Ela já era reconhecida como a primeira Advogada do Piauí desde 2017.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES