Na quinta-feira, dia 15, Domingos Montagner morreu afogado nas águas do Rio São Francisco no município de Canindé de São Francisco, em Sergipe. O laudo do resultado da necropsia realizada no corpo do ator, divulgado pelo Instituto Médico Legal (IML) apontou asfixia mecânica por afogamento.
Protagonista de "Velho Chico", novela das nove da Globo, o ator saiu para banhar ao lado da amiga Camila Pitanga, com quem contracenava na trama, e acabou se afogando no município de Canindé de São Francisco, em Sergipe.
O oceanógrafo Gabriel Le Campion informou que o local onde o ator morreu é conhecido por formar redemoinhos debaixo da água. “É um rio que vem erodindo rochas, há muito tempo, e isso faz com que buracos apareçam e provoquem correntes muito fortes na parte inferior das águas. Isso pode provocar muito refluxo e puxar uma pessoa”, afirma.
De acordo com Gabriel, o local fica próximo de uma hidrelétrica, o que pode representar maior perigo. “Não se deve mergulhar próximo a hidrelétrica porque as correntes são mais fortes nessa região. Por causa das turbinas e vários fatores que fazem o local ter fluxo de água muito forte, principalmente na parte inferior do rio”, explicou.
Um outro ponto citado pelo especialista é o fato das pessoas avaliarem a segurança do banho baseada na tranquilidade das águas. Na parte inferior pode haver correntes muito fortes, e em cima [na superfície] o rio pode tá calmo. Ao entrar na água, é que a pessoa vai perceber que está sendo arrastada. Como a água do rio tem baixa densidade, em relação ao mar, o corpo afunda rápido”.
De acordo com Gabriel Le Campion, a imagem de calmaria das águas de um rio em relação ao mar não significam que o local é propício ao banho. “O rio às vezes é muito mais perigoso que a praia. Tem que se ter muito cuidado quando se banha no rio por causa destes tipos de correntes, ou redemoinhos que sugam as pessoas. Em alguns locais, o Rio São Francisco é muito fundo, principalmente próximo à represa [de Xingó, onde o ator Domnigos Montagner se afogou]”.