Os rabiscos na folha de papel estão entre as primeiras formas de expressão das crianças. Para ajudar os professores a identificar o significado de cada etapa de desenvolvimento dos desenhos dos alunos, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) convidou a psicopedagoga Maria da Santidade Lopes para uma capacitação com os docentes do I Período da Educação Infantil.
Nessa etapa escolar, as turmas são formadas por crianças de 4 anos de idade. A fase é de representações gráficas ainda primárias, mas os alunos começam a rabiscar pessoas, casas e elementos da natureza, que já podem ser analisados pelos professores como pistas do que se quer expressar.
A especialista compartilhou durante a capacitação descobertas interessantes que fez com sua pesquisa intitulada “O desenho como sistema de representação: um olhar sobre a atividade gráfica da criança”.
Segundo Maria da Santidade, que é especialista em avaliação do processo de ensino e aprendizagem, os desenhos são uma rica fonte de comunicação. “Essas representações dizem muito sobre a criança, inclusive sobre seu desempenho acadêmico. É importante acompanhar a evolução dos desenhos para perceber como eles estão experimentando o mundo ao redor. Até as dificuldades de aprendizagem podem estar expostas nesses rabiscos”, afirma.