Escritora Lya Luft morre aos 83 anos vítima de câncer

Segundo sua filha, Suzana Luft, a autora faleceu em casa após lutar há 7 meses contra um melanoma

Escritora Lya Luft morre aos 83 anos vítima de câncer | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Autora de obras como "Perdas e Ganhos", "Pensar é Transgredir", "As Parceiras" e "As Coisas Humanas", a escritora gaúcha Lya Luft morreu na madrugada desta quinta-feira, 30, em Porto Alegre, aos 83 anos. Segundo sua filha, Suzana Luft, a autora faleceu em casa após lutar há 7 meses contra um melanoma, câncer descoberto já com metástase.

Filha de descendentes alemães, Lya Luft foi incentivada pela família a desenvolver o hábito da leitura ainda na infância. A gaúcha natural de Santa Cruz do Sul se tornou uma das mais reconhecidas escritoras e tradutoras do Brasil. Mestre em Linguística e Literatura Brasileira, foi professora universitária, colunista e patronesse da Feira do Livro de Porto Alegre.

Escritora Lya Luft morre aos 83 anos vítima de câncer- Fopto: Reprodução/OPovo

Lya Luft escreveu, ao longo de sua carreira literária, 23 livros — romances, coletâneas, poemas, crônicas, ensaios e obras infantis. Suas obras mais aclamadas são "As Parceiras", de 1980; e "Perdas e Ganhos", de 2003. A escritora também foi colunista da revista Veja.

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, lamentou na rede social Twitter a partida da escritora: "O RS perde um dos seus maiores nomes da literatura. Lya Luft nos deixa aos 83 anos e abre uma lacuna difícil de ser preenchida. Que Deus conforte a família e os amigos".

A cerimônia de despedida será restrita aos familiares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES