Sempre inovando quando o assunto é educação, a Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e parceria com o Instituto Ayrton Senna (AIS), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Centro Unificado de Inovação Aplicada (CUIA), deu início ao Projeto Letramento em Programação.
O projeto é uma iniciativa educacional que propõe a participação dos jovens na criação de tecnologia, para que sejam muito além de usuários dos meios computacionais. A ideia é promover o letramento em linguagens de programação voltadas ao desenvolvimento do pensamento computacional nos estudantes das escolas municipais, permitindo que a turma construa seus próprios projetos.
Inicialmente, a ação será realizada com 352 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de 10 escolas, mais o Programa Cidade Olímpica Educacional.
“Estamos iniciando o Letramento em Programação, levando inovação para dentro das escolas. Esse projeto marca um novo momento na Rede Municipal, porque permite que as crianças desenvolvam habilidades de raciocínio lógico, concentração e que se possa evoluir em Matemática, Física, entre outras disciplinas. Assim estaremos dando um salto qualitativo”, explica, Firmino Filho, prefeito de Teresina.
Segundo Luciene Castro Sousa, coordenadora do Núcleo de Tecnologia de Teresina, esse é um projeto piloto que deve ser ampliado nos próximos anos. “O curso será ministrado utilizando o Programa Scratch, uma ferramenta fácil e que proporciona uma série de possibilidades a serem realizadas através da programação. A ideia da Prefeitura é proporcionar aos jovens novas possibilidades e oportunidades. É levar o aluno a crescer”, destaca.
“Estamos na era digital e as escolas da Prefeitura não poderiam ficar de fora”, afirma o secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma. Segundo ele, esta já era uma solicitação do prefeito Firmino Filho e que vem para incentivar e ampliar a inserção dos alunos no universo digital. “É de grande importância colocar novas tecnologias para serem trabalhadas com os estudantes”, pontua.
Os professores foram capacitados e as aulas já estão acontecendo nas escolas, onde devem seguir por quatro anos.
O conteúdo inicial é no módulo de criação de histórias animadas, depois será o de jogos de computadores, aplicativos para PC e para celulares, finalizando com o módulo de programação aliada à robótica.