Uma intervenção urbanística em uma escadaria localizada no bairro Monte Castelo, zona Sul de Teresina, transformou uma rua que há anos estava com ares de abandonada. O concreto da escada ganhou as cores do arco-íris, assim como os muros, que também se transformaram com a arte do grafite.
A escadaria fica na Rua Tote Carvalho, por trás da igreja de São Francisco, no bairro Monte Castelo.
Em entrevista para o Meionorte.com, Pedro Ângelo Veras, o idealizador do projeto, conta que sempre morou na região próxima à escadaria, mas nunca tinha ido até lá, o que para ele era um indício de como era esquecida.
“Até que uma amiga, Larissa Maia, me falou da escada e disse que dava pra fazer algo legal lá. Quando eu vi a escada e o Paulo Cesar (morador da rua) me disse que ela tinha quase 40 anos daquele jeito, eu pensei: temos que fazer! Aí fui atrás de projeto de arquitetura, construtora e pessoal do grafite”, lembrou.
A primeira etapa, que consistiu na limpeza e recuperação da estrutura dos degraus e do entorno, aconteceu ainda em 2021. No último domingo (19), o lugar ganhou as cores, com o envolvimento de cerca de 50 pessoas.
“Muitos parceiros ajudaram. O escritório de arquitetura de uma prima e a construtora do meu irmão fizeram projetos e execução por um precinho camarada de parceiro e parente 🙂. Depois a Maria Simone reuniu a turma de grafite que ela faz parte e no dia da execução muita gente do bairro foi lá pintar também”, destacou.
Ele ressalta que toda a intervenção foi feita com recursos próprios. “Um dos objetivos foi mostrar que a Administração Pública precisa entender a cidade de um jeito diferente e precisa transformar os espaços que são vistos como de passagem ou tráfego de carros e pessoas, em lugares de interação e convívio. Não encorajo as pessoas a tomarem um papel que é e tem que continuar sendo do setor público mas se a gente pode fazer algo para chamar a atenção para isso, por que não?!”, opinou.
A escadaria, agora revitalizada, já atrai a atenção da comunidade, principalmente das crianças, que passaram a utilizar o espaço para o lazer, um local que tem tudo para se tornar outro cartão postal para Teresina.