Erupção de vulcões pode criar tragédia global; entenda

Aproximadamente 600 vulcões estão ativos no mundo atualmente.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O fenômeno natural é um mais fatais do mundo e não é preciso estar próximo de um para sentir os impactos que uma erupção de um vulcão pode causar. Muito mais do que a força das explosões e o fogo dos vulcões provocado pela lava, há ainda a liberação de gases tóxicos e o lançamento de cinzas a quilômetros de distância e altura, que pode culminar  a impactar o clima global.

"Explosões vulcânicas, mesmo de um vulcão só, podem causar mudanças climáticas. Podem fazer a temperatura da Terra baixar 1°C ou 2°C", explica Rosaly Lopes, gerente de Ciência Planetária da Nasa.

As mortes podem ser contadas aos milhões, uma vez que mudanças drásticas no clima provocam catástrofes naturais e fome. Questionada se os seres humanos sobreviveriam a isso, Rosaly lembrou de um dos episódios mais dramáticos já provocados pela erupção de um vulcão: "Já sobrevivemos. Quando o Tambora (Indonésia) teve a erupção de 1815 a temperatura média abaixou por volta de 1 grau."  No ano seguinte, conhecido como "o ano sem inverno", milhões morreram no Hemisfério Norte em função do frio extremo e da fome.

Mesmo sendo improvável, de acordo com a especialista da Nasa, se todos os vulcões entrassem em erupção ao mesmo tempo, causaria um desencadeamento e desequilíbrio climático extremo, fazendo com que a temperatura da média da Terra mudasse.

Os impactos são mais localizados. O biólogo André Costa recorda que as erupções atingem o entorno de onde o vulcão se encontra. "Daria problemas mais regionais. O Kilauea, por exemplo, hoje causa problemas no Havaí, o Krakatoa daria problema na Indonésia... É um negócio mais pontual, mas seria um problema gigantesco”comenta.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES