Erros financeiros para não cometer em meio à crise atual

Durante essa fase difícil, é preciso estar atento às finanças pessoais e aos investimentos para minimizar as perdas

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Com pandemia do novo Coronavírus diversas medidas foram tomadas para tentar conter a transmissão da doença no Brasil e no mundo. Por esse motivo, a economia do mundo inteiro está sentindo os efeitos da crise atual.

Neste momento, o mais importante é se cuidar e evitar ao máximo a transmissão do vírus. A maioria dos brasileiros se manterá em isolamento social nos próximos dias, e este pode ser um bom momento para revisar as finanças pessoais e garantir que não está cometendo nenhum erro financeiro, tanto cuidando das finanças pessoais, como se alertando sobre os investimentos em rendas variáveis.

Carlos Terceiro, CEO e fundador de um aplicativo para gestão de finanças pessoais, explica abaixo quais são os principais erros cometidos por quem está tentando organizar o orçamento e também para aqueles já se arriscam nos investimentos:

Erros para quem está organizando o orçamento

1. Não assumir que está endividado: boa parte das pessoas só trabalha para pagar dívidas e outra grande parte nem consegue pagar as dívidas que já tem. Muitos veem no consumismo uma "saída" para todas as dificuldades e não encaram as dívidas. Ao invés de fazer isso, é preciso fazer uma análise completa sobre o orçamento e buscar uma negociação para quitar os débitos em aberto.

2. Não controlar os gastos e não poupar uma parte da renda: para um orçamento equilibrado, é indicado gastar menos do que ganha e investir pelo menos 10% da renda líquida. O primeiro passo para superar esse desafio é se planejar.

3. Usar o cartão de crédito como extensão da renda: o cartão de crédito é uma ótima ferramenta, mas precisa ser bem administrado. É essencial que se respeite os limites de crédito determinados pelo orçamento pessoal, ao invés do limite oferecido pelo banco.

4. Gastar mais sempre que a renda aumenta: o fato de você estar alegre por ter recebido um aumento de salário não deve ser desculpa para que você gaste mais.

5. Não aproveitar as oportunidades de investimento disponíveis: várias pessoas acham que investimento é algo possível apenas para quem tem muito dinheiro. Isso não é verdade, mas para começar a investir é necessário conhecer alguns dos conceitos abaixo:

Dicas para minimizar as perdas nos investimentos

Para quem já está no mundo dos investimentos, principalmente em renda variável, o momento demanda muita análise antes de tomar qualquer decisão. Somente neste ano, o Ibovespa já recuou 35% com as notícias sobre a pandemia e queda no preço do petróleo. Segundo o relatório da XP Investimentos divulgado nos últimos dias, a previsão é que a bolsa de valores demore pelo menos quatro meses para se recuperar das perdas recentes. Porém, vender as ações neste momento pode não ser o ideal, visto que é possível esperar uma leve melhora e começar a migrar para investimentos menos voláteis.

Já para quem deseja começar a investir, o estudo sobre o mercado é ainda mais necessário, visto que a bolsa está em quedas constantes e mais perdas podem acontecer nas próximas semanas. Carlos explica que o indicado é não investir na bolsa neste momento se você ainda não tem experiência com esse tipo de ativo.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES