Jericoacoara no Ceará é um dos destinos mais procurados por turistas de todo o mundo, seja pelo belo pôr do sol ou então as demais belezas naturais do espaço. Entretanto, a cidade vem sofrendo com a erosão marítima que vem alterando o cenário das praias e causando muitos prejuízos.
🌅 Perda de Duna - No primeiro semestre de 2023 a cidade perdeu para o fenômeno, um dos seus pontos turísticos mais famosos, a duna do Pôr do Sol. Ela fazia parte do Parque Nacional de Jericoacoara, administrado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
🌊 Erosão Marítima - O fenômeno conhecido também como “erosão marinha” acontece pelo desgaste de rochas e solos litorâneos. Os chamados agentes erosivos são as ondas, correntes e marés. O resultado é em sua grande maioria negativo.
⚠️ Situação Agravada - No final do ano passado, fortes ondas geradas após ressaca do mar, geraram uma erosão severa em pouco tempo. Ao portal UOL, Lucimar Marques, presidente do Conselho Comunitário de Jericoacoara, descreve que a situação foi uma das piores já vivenciadas.
“A água nunca tinha cavado tanto. E a nossa maior preocupação é que ali passa a rede de esgoto, e o temor é ter rompimento. Foram colocados sacos de areia e pedras, mas não resolveram muita coisa; e esteticamente fica feio”, disse.
🔧 Ações: Esforços em Resposta à Crise - Por meio de nota, a Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara destacou que "foram acionadas todas as secretarias municipais em ação coordenada pela Autarquia de Jericoacoara e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento para envidar esforços para contenção e melhorias na área de praia."