Desde o início de sua concessão para operar no Piauí, a Equatorial Energia tem se destacado como uma das empresas mais engajadas na valorização da cultura e das tradições locais. Em 2023, ao celebrar cinco anos de atuação no estado, a distribuidora já ultrapassou a marca de 200 projetos culturais patrocinados.
Agora, por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC), a empresa está anunciando o patrocínio de 50 novos projetos, totalizando um investimento de mais de R$ 5 milhões. Hélio Reinaldo Rafael Filho, presidente da concessionária, destacou o compromisso em “contribuir com o desenvolvimento do estado”.
“Com a divulgação desses novos projetos patrocinados por meio do SIEC, o investimento da Equatorial Piauí na cultura local é de aproximadamente R$ 25 milhões. Hoje temos mais de 250 projetos em nosso portfólio cultural, que nos dá uma média de 50 patrocinados por ano. Os números só reforçam o compromisso da distribuidora em contribuir com o desenvolvimento do estado”, declara o presidente.
"Não se constrói grandes obras sozinho. Para nós, que fazermos o Museu do Mar do Delta do Parnaíba, o apoio da Equatorial Piauí, através do SIEC, possibilitou não só inaugurar, mas manter a força de trabalho que dá vida ao nosso museu no litoral”, afirma o diretor do museu, Ryck Costa.
“Em julho de 2023 completaremos dois anos juntos e nesse tempo já atendemos mais de 150 mil pessoas. Graças a essa parceria é que colhemos resultados que vão ficar para a história”, complementa Ryck, destacando a importância da parceria para o fortalecimento do museu.
Neste ano, a Equatorial Piauí está patrocinando projetos em diversas áreas, como música, dança, teatro, patrimônio, literatura, humor e outros segmentos. A seleção dos projetos patrocinados é feita com base em uma perspectiva de promover uma agenda positiva, que contribua para a preservação das manifestações culturais locais, bem como para a valorização da classe artística e da sociedade como um todo. Além do apoio concedido por meio do SIEC, a Equatorial Piauí também patrocina projetos culturais através da Lei Rouanet.