Um enxame de abelhas foi encontrado na manhã desta quarta (08), dentro da Catedral de Santo Antônio, no município de Campo Maior. Fiéis que estavam participando de uma Missa, da programação dos tradicionais festejos da cidade, foram atacados dentro e fora do templo.
Em entrevista ao Meionorte.com, Arnaldo Aragão, coordenador da Defesa Civil de Campo Maior, explicou que as equipes foram acionadas às 10h30 e fizeram o isolamento de algumas ruas que dão acesso ao local do ataque. As abelhas estão concentradas no topo da torre da Catedral.
“Viemos para o local, interditamos a área e chamamos o pessoal do trânsito, que deram apoio e agora a gente vai fazer a remoção das abelhas. Vamos fazer o mapeamento delas para ver como se vai fazer. Normalmente a gente faz a noite, mas como tem a novena, os festejos, a gente vai fazer o possível para tirar durante o dia ainda e chegar à noite já estar tirada já. Eles atacaram algumas pessoas e quando chegamos tinha gente correndo para um lado, correndo para outro. Está tudo mais controlado”, disse.
Durante o mapeamento da área, os profissionais descobriram que a dificuldade para a retirada é ainda maior do que eles imaginavam. Elas se concentram no topo, pela parte interna. A equipe deve retornar no período da tarde para começar a operação.
Alvorada de Santo Antônio é cancelada
Devido ao risco de um novo ataque de abelhas, a alvorada de Santo Antônio, que acontece tradicionalmente ao meio-dia, foi cancelada. Os músicos da Banda Honório Bona ainda chegaram a comparecer na frente da igreja, mas foram orientados pela Defesa Civil a cancelar a apresentação. Já os sinos, apenas às doze badaladas iniciais foram feitas.