Estar diariamente no enfrentamento ao novo coronavírus, lidando com os riscos de infecção, distanciamento dos familiares e, muitas vezes, com cargas de trabalho pesadas e estressantes tem levado muitos profissionais de Enfermagem ao sofrimento psicológico.
Para dar suporte a estes profissionais, a Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) disponibilizou a ferramenta "Enfermagem Solidária", em que, por meio de chat, profissionais de Enfermagem em atuação contra a Covid-19 podem ser atendidos por voluntários especialistas em saúde mental.
Desde a sua criação, mais de 2.500 atendimentos já foram realizados. A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Amanda Barreto, reforça a importância do suporte psicológico durante a pandemia e incentiva os profissionais de Enfermagem do Piauí a procurar apoio por meio da ferramenta. "Estamos vivenciando uma grave crise de saúde e os profissionais de Enfermagem, que estão na linha de frente no combate à Covid-19, precisam se sentir acolhidos e receber todo o suporte necessário para o enfrentamento desta pandemia", afirma.
Para ter acesso ao canal Enfermagem Solidária, os profissionais de Enfermagem inscritos no sistema Cofen/Conselhos Regionais podem acessar o site: www.cofen.gov.br. O canal de atendimento funciona 24h.
Segundo levantamento feito pelo Cofen, as mulheres são as que mais têm utilizado a ferramenta (85,84%) e a categoria que mais acessa o serviço é a dos técnicos de Enfermagem. A exaustão por conta do volume de trabalho, o medo de contaminar familiares e discriminação por parte da população são algumas das queixas mais recorrentes.