O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será realizado nos domingos de 9 e 16 de novembro em todo o país, exceto em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas estão marcadas para 30 de novembro e 7 de dezembro. No Piauí foram 120.040 inscritos, o maior número dos últimos cinco anos.
No primeiro dia (9), os candidatos respondem a 90 questões objetivas, divididas entre Linguagens e Ciências Humanas, e produzem a redação. No segundo dia (16), serão aplicadas outras 90 questões, distribuídas entre Matemática e Ciências da Natureza.
LOCAL DE PROVA
O local de prova pode ser consultado no cartão de confirmação do Enem 2025 no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
- acesse a Página do Participante e selecione o botão "Página do Participante – Entrar com gov.br";
- em seguida, use o login do Gov.br e clique em "Continuar";
- já na Página do Participante, à esquerda da tela, clique em "Local de Prova";
- clique no ícone em azul, apresentado pelo assistente virtual (Local de Prova).
O Inep aconselha que os candidatos conheçam o local do exame e o trajeto até ele com antecedência. No dia, o trânsito próximo aos locais de aplicação é intenso e o transporte público pode ter horário de circulação reduzido. Planeje seu deslocamento e se atente ao horário de saída de casa para evitar atrasos.
Horários do Enem
Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h em todos os locais. Após esse horário, nenhuma entrada será permitida. A prova começa pontualmente às 13h30, seguindo o horário oficial de Brasília.
Término do exame:
- 1º dia (9/11): 19h (duração de 5h30)
- 2º dia (16/11): 18h30 (duração de 5h)
A saída da sala é permitida a partir das 15h30, mas sem o caderno de questões. Só será possível levar o caderno nos últimos 30 minutos de prova: após as 18h30 no primeiro dia e após as 18h no segundo.
Operação da Polícia Militar para o Enem 2025
Para atender à demanda, a Polícia Militar montou uma estrutura operacional reforçada. Só em Teresina, serão empregados 150 policiais por dia de prova, totalizando 300 militares, além de 14 viaturas atuando nas áreas próximas aos locais de aplicação e nas principais rotas de deslocamento. No interior, o efetivo contará com 800 policiais e 82 viaturas distribuídas por todas as regiões do estado.
Atenção ao fuso horário
Em municípios de Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a prova começa uma hora mais cedo em relação ao horário de Brasília, às 12h30. No Acre, com duas horas a menos, o exame terá início às 11h30 no horário local.
Distribuição das questões
- 9 de novembro
- 45 questões de Linguagens (40 de Língua Portuguesa e 5 de Inglês ou Espanhol)
- 45 questões de Ciências Humanas
Redação
- 16 de novembro
- 45 questões de Matemática
- 45 questões de Ciências da Natureza
Observação: o candidato só poderá sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
É obrigatório que o candidato leve:
- caneta esferográfica de tinta preta (corpo transparente);
- documento oficial de identificação com foto. Caso queira apresentar a identidade digital, o participante deve acessar um aplicativo oficial com login Gov.br (como e-Título, CNH Digital e Carteira de Identidade Digital) para mostrar ao fiscal no momento da entrada na sala. Não serão aceitos prints, PDFs, fotos ou cópias. Também é recomendado pelo Inep que os estudantes levem o cartão de confirmação de inscrição para facilitar a localização.
É permitido levar água e alimentos de consumo rápido, como barrinhas de cereal e salgadinhos. No caso de lanches levados de casa, a embalagem deve ser transparente.
Aconselhável
- Cartão de Confirmação de Inscrição;
É proibido:
- portar aparelhos eletrônicos – celulares, relógios digitais, fones e tablets devem ser desligados. Se o aparelho emitir sons, mesmo que dentro do envelope porta-objetos, o candidato será eliminado.
- outros objetos, como óculos escuros, chapéus, lápis, calculadora, borracha e corretivo também são proibidos.
- Itens pessoais até podem entrar com o participante na sala de prova, mas deverão ficar embaixo da carteira ou dentro do envelope individual fornecido pelos fiscais. Os envelopes só poderão ser abertos quando o candidato já estiver fora da sala.