O gabarito oficial do Enem 2024, que teve sua aplicação iniciada neste domingo (3), será divulgado em 20 de novembro pelo Inep. A publicação ocorrerá exclusivamente na página do Enem no portal do Inep, mas não permitirá que os participantes calculem suas notas, pois o órgão utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para atribuir pesos diferentes às questões.
As notas individuais dos alunos estão previstas para serem divulgadas em 13 de janeiro de 2025. Neste domingo, os candidatos realizaram as provas de Redação, Linguagens e Ciências Humanas. No próximo domingo, dia 10, os estudantes enfrentarão as questões de Matemática e Ciências da Natureza.
CÁLCULO DA NOTA DO ENEM 2024
Segundo o Inep, a metodologia utilizada para calcular a nota do Enem é um “conjunto de modelos matemáticos que busca representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, o seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características das questões”.
Nesse modelo, a especificidade de cada questão é levada em conta, de modo que a nota final não depende apenas do número de acertos, mas sim das questões que foram respondidas corretamente.
“Duas pessoas com a mesma quantidade de acertos na prova são avaliadas de forma distintas a depender de quais itens estão certos e errados e podem, assim, ter notas diferentes”, detalha o órgão.
O peso de cada questão é avaliado baseado em três parâmetros:
- Discriminação: diferencia os participantes que dominam o conteúdo avaliado dos que não dominam;
- Dificuldade: associado à dificuldade da habilidade avaliada na questão. Quanto maior seu valor, mais difícil é a questão; e
- Acerto casual: representa a probabilidade de um participante acertar a questão mesmo não dominando a habilidade exigida, o “chute”.